Entre os dias 18 e 29 de agosto, o Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CPCIF) foi realizado em Sombrio pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Ao todo, 24 bombeiros concluíram a capacitação, incluindo militares de Santa Catarina e do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP).
O curso teve como objetivo aprimorar técnicas de prevenção e combate a incêndios em áreas de vegetação, exigindo preparo técnico, resistência física e conhecimento estratégico para garantir operações seguras e eficientes. Os participantes receberam instruções teóricas e práticas sobre comportamento do fogo, táticas de combate, uso de equipamentos específicos, segurança operacional e estratégias de preservação ambiental.
Segundo o tenente-coronel Zevir Aníbal Cipriano Júnior, presidente da Coordenadoria de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do CBMSC, “são 90 horas-aula em que passamos todas as noções do comportamento do fogo, propagação, técnicas de segurança e combate, fornecendo aos alunos a base necessária para prevenção e atuação eficiente em incêndios florestais”.
A participação de bombeiros do Amapá proporcionou troca de experiências entre corporações de diferentes regiões do país. O capitão Rithely Barbosa (CBMAP) destacou a importância do aprendizado para a realidade amazônica: “Este curso vai engrandece nossa experiência frente aos incêndios florestais, permitindo aplicar o conhecimento adquirido no bioma amazônico”.
O CBMSC anuncia que de 15 a 26 de setembro de 2025, será realizada mais uma edição do curso em Sombrio, com previsão de capacitar mais 24 bombeiros de todo o estado de Santa Catarina.