Um ciclone extratropical deve provocar chuva intensa e vendavais em Santa Catarina de terça (9) a quarta-feira (10), avisou a Defesa Civil. A previsão vale principalmente para o Norte, o Sul, parte da Serra e a faixa mais ao Norte do Vale do Itajaí. Também pode haver rajadas de vento mais de 100 km/h na Grande Florianópolis e Litoral Norte.
Há risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas, além de destelhamentos, quedas de árvores e galhos e danos na rede elétrica.
Na Serra e no Sul, a média do acumulado em agosto é de 190 milímetros, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado.
Vento
A previsão de fortes rajadas de vento vale da tarde terça até a noite de quarta, de acordo com a Defesa Civil. Elas podem chegar a 100 km/h em todas as regiões, com exceção do Oeste, onde a velocidade máxima deve ser de 80 km/h.
Recomendações da Defesa Civil
Alagamentos
- Evite contato com as águas;
- Não dirija em áreas alagadas;
- Evitar pontilhões e pontes submersas;
- Redobrar atenção com as crianças.
Deslizamentos
- Fique atento a inclinação de postes e árvores;
- Qualquer movimento de terra ou encostas próximo à sua residências;
- Aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Ventos fortes
- busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados;
- no local abrigado, fique longe de janelas.