Começou na última quinta-feira, dia 17, mais um curso de Liderança, Gestão, Empreendedorismo e Protagonismo para Jovens Rurais e do Mar, organizado pela Epagri. O curso é voltado para pessoas com idade entre 18 e 29 anos, que arcam somente com o custo do transporte.
O curso teve início em 2012, e este ano, com o recuo da pandemia, volta a ser presencial, com encontros realizados no Centro de Treinamento de Araranguá, o Cetrar. As aulas acontecem no sistema de alternância, em que os participantes permanecem três dias por mês no local, recebendo aulas teóricas e práticas, e o restante do período aplicando o conhecimento nas suas propriedades, com acompanhamento dos instrutores.
Na região, o foco do curso é na cadeia produtiva do arroz. Porém, uma das coordenadoras Lílian Maria Sbecker, extensionista da Epagri em Praia Grande, explica que os produtores de outras culturas, como o maracujá ou a banana, também tiram proveito das aulas. “Tratamos de desenvolvimento pessoal, de questões ambiental e gerencial, de tecnologias, assuntos que interessam a todos”, diz.
O técnico agrícola da Epagri de Sombrio, Sandoval Ferreira, lembra que os alunos podem ter benefício financeiro também. Cada um deles tem a tarefa de elaborar um projeto de melhoria na agricultura, que é apresentado na conclusão do curso. O projeto pode ter custo de até R$ 30 mil, que é financiado pelo Governo do Estado para ser posto em prática. O jovem tem cinco anos para pagar, sem juros e desconto se as parcelas forem pagas em dia. Eles têm acesso ainda ao programa Conecta Jovem, que facilita o acesso à internet. “O jovem que participa percebe que outros têm os mesmos desafios que ele. Abre a mente até para o relacionamento de pais e filhos, pois às vezes existem conflitos de geração”, enfatiza Sandoval.
Santa Catarina possui 13 centros de treinamento e todos oferecem esse curso. Em Tubarão, o foco este ano é o cultivo da mandioca, produto que tem uma produção expressiva em municípios como Sombrio, Araranguá e São João do Sul. A abertura no dia 17, para jovens de todo o Sul catarinense, aconteceu com um dia de campo sobre o arroz, com a presença dos pais, no Cetrar.