Nesta terça-feira (6), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou a “Operação Abra”, uma ação coordenada contra uma organização criminosa especializada em furtos e roubos de veículos, receptação e lavagem de dinheiro. A operação contou com a participação significativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outras forças de segurança.
A operação abrangeu diversas cidades em Santa Catarina, incluindo Criciúma, Araranguá, Içara, Cocal do Sul, Urussanga, Morro da Fumaça, Tubarão, Balneário Camboriú e Joinville. Durante a execução das ordens judiciais, foram cumpridos 44 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de diversos veículos envolvidos na investigação.
Especialistas em identificação veicular da PRF e da Polícia Científica de SC realizaram a verificação minuciosa dos veículos, peças e componentes eletrônicos. Além disso, auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda analisaram a situação tributária dos envolvidos.
Nomeada “Operação Abra”, a ação faz referência a monstros insaciáveis da mitologia turca, simbolizando a voracidade e a ambição desmedida da organização criminosa. O GAECO, que atua em Santa Catarina em colaboração com o Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, PRF, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, visa a identificação, prevenção e repressão de organizações criminosas.
A investigação prossegue em segredo de justiça, sublinhando o comprometimento das autoridades em combater o crime organizado e garantir a segurança pública.