A Polícia Militar foi acionada, depois que um homem ameaçou matar seu pai, para não ser internado para tratar problemas psicológicos, em São João do Sul. O caso começou no início da manhã desta terça-feira, dia 2, quando funcionários da secretaria de Saúde de São João do Sul foram à casa do homem buscá-lo para ir ao hospital. Ao ver uma técnica em enfermagem e um socorrista chegarem no imóvel na ambulância do município, o paciente se trancou em um quarto da residência com uma foice e uma faca e ameaçou matar quem entrasse na casa.
Os militares acionaram guarnições do PPT de Araranguá e do BOPE durante as negociações, porém, o homem se negava a ceder, e muito alterado, falava alto dizendo que queria matar seu pai e que não aceitaria ser internado. O indivíduo, inclusive, ameaçou pular a janela e atacar um dos policiais com uma foice. Em determinado momento, o homem também pegou um recipiente com gasolina e um isqueiro e ameaçou atear fogo na casa.
Quando a guarnição do PPT chegou no local e se preparava para intervir, o paciente decidiu se entregar, foi algemado e conduzido pela ambulância até o hospital de Praia Grande para ser medicado e internado.