Por volta das 18h30min de quarta-feira, dia 22, uma guarnição da Polícia Militar de Araranguá fazia monitoramento na localidade do Pau Pega, no bairro Coloninha, em uma residência conhecida pelo comércio de drogas. No local, havia uma intensa movimentação de usuários. Após alguns instantes de monitoramento os policiais avistaram um senhor chegando na casa, batendo no portão, que foi aberto por alguém que estava dentro e em poucos segundos o senhor saiu colocando algo no bolso.
O senhor foi abordado pela guarnição e com ele foram encontradas duas pedras de crack, embaladas em plástico transparente. Ele informou ter comprado a droga na casa monitorada, de um homem de pele morena e que havia pago o valor de R$ 10,00 cada.
Diante da situação, a guarnição que estava no local pediu apoio de outras guarnições e os militares se deslocaram até as proximidades da casa, momento em que um novo usuário entrou na residência e, ao portão ser aberto, foi feita a entrada das guarnições.
Na casa estava um homem, que ao ver a chegada da PM pulou a janela e saiu correndo para o pátio da residência ao lado. Ele foi encontrado pelos policiais dentro do banheiro da casa de sua vizinha.
Na casa do traficante foram encontrados, escondidos dentro do banheiro, um pote com 85 pinos de cocaína e um funil utilizado para embalar a droga. Com ele havia R$ 30,00 em notas diversas, a guarnição acredita que, durante a fuga, ele dispensou as pedras de crack no qual não foram localizadas.
Todos os envolvidos foram conduzidos até a Central de Polícia, para os procedimentos cabíveis.