No início da madrugada desta quinta-feira, dia 19, por volta de 0h15min, uma guarnição da Polícia Militar, em rondas no bairro Linha Contessi, em Turvo, avistou um veículo Hyundai Azera parado sobre a pista, com os faróis apagados.
Os policiais militares foram ao encontro do veículo, para realizar a abordagem, sinalizando com o giroflex e sirene, dando ordem de parada, que não foi obedecida pelo condutor.
O motorista do Azera simulou estacionar, na avenida municipal, mas quando a viatura da PM parou atrás, o condutor arrancou bruscamente o carro e seguiu em alta velocidade em direção ao Município de Timbé do Sul, permanecendo com os faróis apagados. Os policiais presenciaram o condutor fazer ultrapassagens perigosas, forçando outros condutores desviarem pelo acostamento.
Em um determinado momento, os policiais, ainda no encalço do automóvel, presenciaram ele estacionado e, quando foram novamente fazer a abordagem, desta vez com um policial a pé, o condutor jogou o carro em direção ao policial, que teve que pular rapidamente para não ser atingido.
O motorista do Azera novamente iniciou fuga e só parou quando teve dois pneus furados.
Após a abordagem, os policiais constataram se tratar de um jovem de 23 anos. No chão do carro, os militares encontraram várias latas de cerveja vazias e uma pela metade, no console. Uma porção de maconha também foi encontrada no veículo e, segundo constataram os policiais, o jovem possuía sinais de embriaguez (hálito etílico, fala arrastada, olhos vermelhos, sonolento, e exaltado), mas não quis realizar o teste do etilômetro.
Aos policiais, ele confessou que estava no aniversário de um primo e que fugiu quando viu a viatura, pois sabia que estava encrencado. Ele também confessou ter comprado a porção de maconha em Criciúma.
Realizado o auto de constatação de sinais de alteração da capacidade psicomotor pelos policiais militares, o jovem foi preso e encaminhado à Central de Flagrantes de Araranguá, bem como o automóvel apreendido.