O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, publicou nas redes sociais na última terça-feira uma foto ao lado do ditador cubano, Miguel Díaz-Canel.
Os dois se encontraram em Buenos Aires, capital da Argentina, após reunião da 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos.
Ao registrar o encontro com Díaz-Canel, Lula afirmou que estava restabelecendo as relações diplomáticas do Brasil no mundo.
Na última segunda-feira, o presidente brasileiro prometeu que “fará um esforço” para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social volte a financiar projetos de países vizinhos. Segundo Lula, países maiores têm que ajudar países com menos condições.
Nos governos de Lula e Dilma, o BNDES já havia feito empréstimos para Cuba e Venezuela. Os empréstimos foram concedidos para execução de obras nos dois países e atingiram cerca de R$ 10,9 bilhões.
Apesar das condições facilitadas, a partir de janeiro de 2018, houve inadimplência nos pagamentos dos dois países e a dívida de Cuba e da Venezuela com o BNDES é de cerca de 682 milhões de dólares.
OCP News