A Polícia Civil de Santa Catarina prestou apoio operacional à Polícia Civil do Rio Grande do Sul na deflagração da Operação Apakani, ocorrida na manhã desta quinta-feira (11). A ação interestadual foi coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC) gaúcho e teve como objetivo desarticular uma sofisticada rede de lavagem de dinheiro vinculada ao narcotráfico, que movimentou mais de R$ 21 milhões por meio de empresas de fachada e circulação de ativos na economia formal.
Em solo catarinense, a ofensiva contou com a mobilização de 50 policiais civis da PCSC para dar cumprimento a cinco mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão. As diligências foram concentradas em cidades estratégicas das regiões da Grande Florianópolis e do Sul do estado, abrangendo os municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Criciúma e Balneário Rincão. Durante as buscas nos endereços alvos, as equipes catarinenses arrecadaram elementos probatórios essenciais para a continuidade e o aprofundamento das investigações.
A investigação que originou a Operação Apakani teve início ainda em 2023, após a apreensão de mais de uma tonelada de drogas em Canoas (RS). A partir daquele cenário, a inteligência policial identificou que a organização criminosa mantinha conexões interestaduais e utilizava contas bancárias de terceiros, fracionamentos e empresas reais e fantasmas para ocultar os valores ilícitos obtidos com a distribuição de entorpecentes em larga escala. A integração das forças policiais e o entendimento estratégico com o Poder Judiciário e o Ministério Público foram fundamentais para o sucesso e o alcance dos resultados positivos obtidos na data de hoje.











