Nesta segunda-feira (6), a Polícia Civil e o Gaeco deflagraram a operação “Midas dos Ganchos”, nas cidades de Governador Celso Ramos, Balneário Camboriú, Florianópolis, São Pedro de Alcântara e São José.
O inquérito policial tem por objetivo investigar um grupo suspeito de atuar em Governador Celso Ramos e que, entre os anos 2013 e 2020, teria estruturado um esquema para acelerar projetos e aprovar leis com a finalidade de favorecer empresários do ramo da construção civil.
A investigação apontou a suposta atuação de dois núcleos – um político e outro empresarial.
Segundo a investigação, o núcleo político teria enriquecido ilicitamente conforme o grupo empresarial foi sendo beneficiado ao longo dos anos com o desenvolvimento imobiliário na cidade.
Além disso, a investigação também aponta que o esquema não teria se limitado às relações do núcleo político com as construtoras da cidade de Governador Celso Ramos, mas também com pessoas jurídicas que prestam ou prestaram os mais variados serviços ao município.
Os suspeitos são investigados pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e fraude em licitação. Ao todo, foram expedidos pelo Poder Judiciário 13 mandados de busca e apreensão. Aproximadamente 65 policiais estão participando da operação.
OCP News