Melhores do Sul | Domingos Adílio de Souza | Empresa familiar ou Familia Empresária

UMA EMPRESA FAMILIAR ou uma FAMILIA EMPRESÁRIA?

Sabemos que uma EF não é a mesma coisa que uma FE. Em uma FE – Temos conceitos, normas e definições diferentes. A Família Empresaria é aquela em que os papéis e as responsabilidades da família e dos sócios se cruzam em relação a os compromissos, comprometimento e ação nos negócios da empresa.

Tudo isso Esta baseado em um conjunto de normas que os determinam caminhos para os resultados da organização e a segurança do empreendimento da família empresária.

SONHOS ou simplesmente NECESSIDADES?

Sonho, ou necessidade? Essas duas palavras tem sentido bem diferente, porém quando focamos no empreendedorismo ou na construção de uma empresa ou de um negocio tem sentido único. Exemplo a maioria das pessoas sonham em ter seu próprio negocio; Mas muitos dos negócios também nascem por necessidade: Portanto sonho e necessidade podem estar apontando em uma única direção.

Você já ouviu falar de que um amigo ficou desempregado e por necessidade ele e a esposa começam a fazer quentinha para vender na vizinhança: Esse negocio passa dar sobrevivência para essa família; e acaba virando um negocio da família; Cresce e vira em um pequeno restaurante e poderá virar uma rede de restaurante; e poderá sim ser; uma empresa bem sucedida e de sucesso no Mundo Gastronômico. – Ou não?

Também pode acontecer Como acontecem com a maioria das empresas brasileiras: A Maioria das empresas no País não dura 10 anos, 1 de cada 5 empresa Brasileira fecha após 1 ano de sua existência. Tudo isso pela a falta de visão, empresa familiar agem pelo o coração, esquecem que um negocio tem que ser conduzido pela RAZÂO.

Sendo assim podemos dizer que essa empresa das quentinhas; do amigo que perdeu o emprego fundaram por necessidade uma Família Empresária e prosperaram tanto que chegaram a construir uma rede de restaurantes no mundo da gastronomia: aproveitaram a oportunidade e souberam fazer o dever de casa.

SONHO GRANDE ou um GRANDE SONHO?

Com as mesmas características e fundamentado nesse mesmo conceito eu quero apontar uma grande História de um grande homem: diz o ditado que quando se fala de um grande homem é por que por de traz desse existem uma grande mulher. E por traz dos dois existe uma grande família. Estou falando nada menos (e me MEMÒRIA) do visionário e de sua Família; JOSE FERREIRA DE MACEDO e sua esposa DONA ESTER.

Uma homem visionário, nascido em Palhoça SC em Maio de 1945 – Foi Engenheiro Agrônomo, especializado em Extensão rural pela EMATER e em administração pela Esag. É mestre na área econômica da engenharia de produção e doutor em inteligência Organizacional pela UFSC.

Iniciou sua carreira profissional como extencionista Rural; e em 1973 fundou com sua Esposa ESTER a Macedo agroindustrial. Grande homem e grande Família: E construiu uma grande FAMILIA EMPRESARIA. ( fonte do livro Sucessão na empresa Familiar/ JFM.).

Essa forma de gestão das Famílias Empresárias: Que hoje existe e muito bem exemplificada nas empresas bem sucedidas. Os empreendedores ainda erram e muito devido sua falta de atenção. Ainda os empreendedores são muito amadores, busca realizar seus empreendimentos mais pelo o coração ou até mesmo devidos uma necessidade existente naquele momento.

Mas se fomos levar a serio a abertura de um negocio em dias atuais, as informações são inúmeras, que podem facilitar e evitar erros no fracasso das empresas. Como mostra as pesquisas atuais. : A Maioria das empresas no País não dura 10 anos, 1 de cada 5 empresa Brasileira fecha após 1 ano de sua existência.

Ainda queria deixar como Mensagem de uma Família empresaria: o conceito é do saudoso José Ferreira Macedo – Diz mais o menos assim: familiar Empresária é toda aquela Organização que , originada na Família, tem o controle acionário detido por essa Família; podendo seus membros participar ou não da gestão, independentemente de qual geração deles se encontre no poder, desde que a sucessão do controle acionário aconteça para um ou mais membros da mesma FAMILIA.

Não é preciso dizer muito para explicar o quanto pode ser perigoso para o negocio confundir empresa e família, razão e emoção. É preciso que haja, seja qual for o tamanho do negocio, um planejamento para a profissionalização, e um plano para a sucessão.

A passagem do Bastão em uma família empresaria é o grande desafio; Para exemplificar essa importância de acordo com os dados do IBGE ;a cada 100 Empresas com comando em Empresaria Familiar apenas 30 chegam a segunda geração;

e somente 5 chegam alcançar a terceira geração. Digo se houvesse mais cuidado no empreendedorismo; se os empreendedores trabalhar mais com a razão e menos com a emoção, poderemos mudar esses dados; ai a necessidade de uma profissionalização nas empresa familiares e tornando as em Famílias Empresarias.

Muito temos ainda que exemplificar e falar sobre as diferenças de uma empresa familiar e de uma família e – Estamos a sua disposição – queremos simplesmente ajudar você e sua Organização encurtar caminhos para os RESULTADOS – Contato – 48 999850646

Por – DAS

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui