Mesmo com ampliação, leitos de UTI no HRA continuam lotados

Publicidade

Araranguá

Não há mais leitos de UTI vagos no HRA, o Hospital Regional de Araranguá. O dado está no Painel de Leitos disponibilizado pelo governo do estado na internet.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da instituição, 18 leitos UTI Covid estão ocupados, assim como os oito leitos de UTI Geral. Até a semana passada, apenas dez leitos eram destinados ao atendimento dos pacientes positivados para o novo coronavírus. Nesta segunda-feira, porém, outros seis foram ativados e dois leitos de UTI Geral foram destinados para a UTI Covid. Mesmo assim, a demanda ainda não foi suprida.

Na região Sul do estado, além do HRA, o Hospital Bom Jesus dos Passos de Laguna e o Hospital São Camilo de Imbituba, também estão com os leitos lotados. A média de ocupação na região no momento é de 92,35%. A pior região do estado no momento é o Vale do Itajaí, em que 98,35% dos leitos de UTI estão ocupados. Já o índice de ocupação do estado é de 99,38%, o pior desde o início da pandemia.

O secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta, revela que o objetivo agora é buscar ampliação de leitos junto à iniciativa privada. “Os hospitais filantrópicos e os públicos ampliaram consideravelmente a oferta. Temos discussões amplas nesta semana, pois está na hora dos hospitais privados ofertarem mais leitos. Temos ofertado recursos, garantido custeio, equipamentos e pactuado com hospitais em todo estado. O momento é grave e de atenção e precisamos ofertar mais”, comentou.

O Governo do Estado, por meio da SES, a Secretaria da Saúde, já pactuou a abertura de 322 novos leitos clínicos e 170 de UTI em todas as regiões de Santa Catarina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui