Meteoro que caiu no Sul do Brasil é registrado por câmeras de observatório

Queda de meteoro foi registrado pelo Observatório Espacial Hller & Jung no estado gaúcho – Foto: Observatório Espacial Heller & Jung/Divulgação
Publicidade

Um meteoro caiu sobre a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, na noite de quarta-feira (24). Era por volta das 23h40 quando o Observatório Espacial Hller & Jung registrou o fenômeno. Quem olhava para o céu nesse momento também pode ter avistado o clarão passando numa trajetória vertical.

Segundo o Observatório Espacial Heller & Jung, o meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 96,2 km e tinha magnitude baixa, de – 1,2. Na escala que começa em zero, quanto menor, maior o brilho.

O meteoro, que foi visto por cerca de 2,5 segundos, possivelmente deve ter se desintegrado antes de bater na água. Por isso, acredita-se que ele não tenha deixado resíduos.

O meteoro pertence à chuva “Beta Comae Berenicid” e também foi registrado pelas câmeras que o observatório tem em Porto Alegre.

Em novembro de 2020, um meteoro explodiu na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, na região de Bagé. O objeto registrou magnitude de -7, que é considerado elevado.

O meteoro possivelmente tinha menos de um metro de diâmetro no momento da entrada na atmosfera. O meteoro entrou na atmosfera a 103 km de altitude e explodiu a 94,4 km. A duração foi de 1,05 segundo.(Fonte: ND Mais)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui