Os municípios de Araranguá, Sombrio e Maracajá realizaram nesta quarta-feira, dia 20, a vacinação contra a Covid-19 em seus idosos, com 60 anos ou mais, institucionalizados
Região
Os municípios de Araranguá, Sombrio e Maracajá realizaram nesta quarta-feira, dia 20, a vacinação contra a Covid-19 em seus idosos, com 60 anos ou mais, institucionalizados. Meleiro, que também tem idosos morando em casa de repouso, iniciará a campanha nesta quinta-feira, dia 21.
Para Araranguá, foram destinadas 37 doses de Coronavac para o Lar São Vicente de Paulo, e o primeiro idoso a receber a vacina foi Gilson Garcia dos Santos, de 70 anos. O Lar do Idoso São José de Sombrio recebeu 21 doses da vacina e a primeira idosa a ser imunizada foi dona Dora. Para a casa de repouso de idosos de Maracajá foram destinadas 48 doses de Coronavac. Para o asilo de Meleiro o Estado enviou 20 doses da vacina.
Para Balneário Gaivota, não foi definida pelo Estado a quantia de vacinas destinadas ao asilo. No entanto, o município vacinará nesta quinta-feira os idosos, junto com os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da doença.
Sombrio foi o primeiro município da região a vacinar contra o novo coronavírus, na terça-feira, logo após receber as vacinas. Na terça, a vacinação ocorreu em profissionais de Saúde.
Araranguá e Maracajá iniciaram a vacinação na quarta-feira.
Vacinação em Araranguá
Ao deixar o plantão de quarta-feira, o médico do Samu, Henrique Lenadro Bráz, de 31 anos, foi o primeiro a ser imunizado com a vacina contra a covid-19 em Araranguá. A vacina aplicada pela técnica vacinadora Silvana da Fonseca aconteceu na Unidade do Bom Pastor às 8 horas.
O município recebeu 548 doses da vacina contra SARS-COV2 SINOVAC-BUTANTAN na terça-feira. Foram vacinados os profissionais da linha de frente contra a Covid-19 da saúde municipal, em seguida os idosos abrigados.
Vacinação em Maracajá
Emoção, gratidão e esperança são alguns dos sentimentos descritos por quem recebeu a dose da vacina contra a Covid-19. Em Maracajá, a técnica de Enfermagem, Niza da Silva Rocha, que atua na área há 15 anos, sendo 12 como vacinadora, acrescenta ainda o sentimento de responsabilidade, de exemplo para a população de Maracajá. A profissional foi a primeira pessoa a receber a vacina na manhã desta quarta, no Centro Municipal de Atendimento à Saúde. A enfermeira que realizou a aplicação na colega, foi Maika Kalinca.
O Departamento de Saúde de Maracajá está seguindo o Plano Estadual de Vacinação e na primeira etapa prioriza profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate a Covid-19 e pessoas de 60 anos que estão em casas asilares.
Turvo também iniciou a vacinação na quarta
Com grande emoção e debate sobre valorização da pesquisa científica, foram iniciadas as aplicações das doses recebidas da vacina contra a Covid-19, em Turvo, na manhã desta quarta-feira. A primeira profissional de saúde a ser imunizada foi a enfermeira, Adriana Rovaris, que se emocionou bastante. Para ela, foi um momento único, que marcou a vitória da ciência.