Odontologia como aliada da saúde de pessoas com necessidades especiais

Curso da Unesc oferece disciplina que prepara o acadêmico para orientar, prevenir e cuidar de doenças bucais destes pacientes (Foto: Arquivo Unesc)
Publicidade

A boca é a porta de entrada do nosso organismo. Mesmo que verídica, a afirmação anterior era, até há pouco tempo, desconsiderada por muitas pessoas. A boa notícia é que este conceito tem mudado e hoje a saúde do indivíduo é considerada de forma integral, e com isso, a saúde bucal tem recebido mais atenção. A mastigação correta é fundamental para que o sistema digestivo complete o seu ciclo biológico. O sorriso bonito é importante para a autoestima e uma cavidade bucal saudável, essencial para o bem-estar. E quando falamos em pessoas, não podemos esquecer aquelas que possuem algum tipo de deficiência. E é por isso que o curso de Odontologia da Unesc realiza projetos e ações com o objetivo de orientar, prevenir e cuidar não somente das doenças bucais de pessoas com deficiência, mas essencialmente preparar os acadêmicos para atuarem no cuidado da saúde bucal e no acolhimento de forma individualizada destes pacientes.

A professora da disciplina Clínica Paciente com Necessidades Especiais (PNE), Patrícia Duarte Simões Pires, explica que pessoas com deficiência requerem uma maior atenção odontológica, já que normalmente fazem uso de medicamentos que interferem no metabolismo da saliva, que ao se tornar mais ácida, contribui de forma significativa para o agravamento de cáries, erosão, abrasão nos dentes, xerostomia (boca seca), entre outros agravos, o que potencializa o desenvolvimento das doenças da cavidade oral. “O dentista tem um papel importante na condução de esclarecimentos para os pais, responsáveis e cuidadores no quesito prevenção, através das orientações da forma correta e individual da higiene oral, controle da dieta e atenção às visitas de rotina ao profissional de Odontologia”, afirma.

Patrícia explica que ao longo da disciplina, os estudantes do curso de Odontologia da Unesc realizam atendimentos de ordem preventiva e curativa, além de orientações (antes de entrarem no atendimento clínico, os pacientes recebem atividades lúdicas desenvolvidas pelos acadêmicos para orientar no cuidado com a saúde oral).

“Pouquíssimas universidades em nosso país tem a Clínica Pacientes com Necessidades Especiais como disciplina obrigatória, como a Unesc possui. Ela é uma disciplina concentrada em 15 encontros e é impressionante o grau de comprometimento dos nossos alunos. Eles trazem uma bagagem incrível de outras disciplinas como, por exemplo, Saúde Coletiva, onde eles já desenvolveram uma grande habilidade no trato das pessoas e encantam não somente nós professores, mas principalmente, os pacientes e seus familiares”, afirma a professora da Unesc. “Um exemplo lindo que temos é de uma menina de 8 anos com autismo e que aceita ir ao dentista apenas na Unesc. Mesmo que a cada semestre os estudantes que atendem ela mudem, a menina se sente acolhida na Universidade”, complementa Patrícia.

Formação humana e estrutura de destaque

“Falar do curso graduação em Odontologia da Unesc é falar sobre uma formação honrada e humanista em uma estrutura inigualável”. A afirmação é da coordenadora do curso, Morgana Machado Guzzatti, e se baseia em fatos bem reais: a Unesc possui uma das maiores e mais bem equipadas Clínica Escola de Odontologia do Sul do Brasil. E não para por aí. Ao longo de sua formação, o estudante participa de projetos e ações com a comunidade, conhecendo de perto a realidade da saúde bucal na região. E tudo acompanhado de perto por professores em sua maioria mestres e doutores na área de Odontologia e referências em suas especialidades também fora da Universidade.

Segundo Morgana, o acadêmico observa a realidade que o cerca e se integra nela, através dos diversos projetos de extensão e também dentro do currículo proposto pelo curso. “Nas disciplinas de Saúde Coletiva, nos estágios e na disciplina de Pacientes com Necessidades Especiais, é possível entender o quão evidente a inclusão social está incorporada ao curso de Odontologia e à Unesc de forma muito peculiar. Utilizando ferramentas diferenciadas e contemporâneas, o curso auxilia a sociedade, além de formar profissionais de alto desempenho e com compreensão e consciência humana evidentes”, afirma.

Conheça o curso e suas oportunidades

Ainda dá tempo de iniciar as atividades na Unesc no primeiro semestre de 2021. As matrículas para o curso de Odontologia seguem abertas e os interessados em conhecer mais de perto a matriz curricular da graduação, assim como a estrutura da Universidade ou as oportunidades de bolsas de estudo podem entrar em contato com a Instituição por meio dos telefones (48) 343145-00 ou (48) 99915-0433.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui