quarta-feira, 15 DE janeiro DE 2025
EspecialOs fatos que marcaram o ano no Extremo-Sul Catarinense

Os fatos que marcaram o ano no Extremo-Sul Catarinense

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ano foi marcado pela volta à normalidade, na medida do possível, após pandemia de coronavírus e crianças e jovens puderam voltar para a escola. Também em 2022, 20 homicídios foram registrados na Região

 

Janeiro 

Depois das festas de final de ano, os casos de contaminação pelo coronavírus tiveram um grande aumento na Região. As emergências dos hospitais e centros de triagem voltaram a ficar lotados, e os municípios novamente impuseram medidas de restrições, como o cancelamento de shows nas praias. Alguns órgãos estaduais e municipais fecharam temporariamente por contaminação dos servidores.

 História de um milagre                 

O primeiro dia do ano foi de desespero e tristeza para uma família de Sombrio. Os pais com os filhos decidiram passar o feriado tomando banho em um rio, no município de Ermo.

Uma das filhas do casal, Katiuce Macedo Bitencourt, de 14 anos, se afogou e acabou retirada da água quase sem vida.

A adolescente passou cinco dias na UTI, mas se recuperou sem nenhuma sequela.

No mês seguinte, fevereiro, Kati gostaria de comemorar seus 15 anos com uma festa, porém, a família não tinha recursos financeiros. O Correio do Sul contou essa história com exclusividade e ajudou a menina a realizar seu sonho.

Coronavírus

A morte de uma adolescente poucos dias depois da vacinação contra o coronavírus, esteve nas manchetes do Correio do Sul no primeiro mês do ano.

A menina de 13 anos era de Araranguá, e a história assustou muitos pais e deu ainda mais combustível as pessoas antivacinas.

A ocorrência grave e preocupante foi investigada pela Secretaria de Estado da Saúde.

Inusitado

Funcionários e clientes de um supermercado localizado no bairro Nova Brasília em Sombrio, levaram um grande susto em uma tarde movimentada de sábado.

Uma mulher foi estacionar o automóvel que dirigia em frente ao mercado e acabou entrando com o carro dentro do prédio. Apesar do estrago, ninguém se feriu com gravidade.

Um veranista gaúcho morreu afogado na Lagoa Cortada, em Balneário Gaivota. O homem estava com a família quando desapareceu na água, sendo retirado cerca de 30 minutos depois.

No Balneário Arroio do Silva, familiares de um idoso de 72 anos enfrentaram momentos de desespero quando ele se engasgou com um pedaço de carne, no almoço com a família. O senhor foi levado ao destacamento da Polícia Militar, onde usando as técnicas adequadas, os policiais conseguiram que o homem voltasse a respirar.

Logo na primeira semana do ano, a Polícia Militar encontrou um veículo abandonado, com quase 200 quilos de drogas. O automóvel estava estacionado próximo ao cemitério Cruz das Almas, no bairro Divinéia em Araranguá.

A segunda e a terceira semana do mês de janeiro de 2022 foram escaldantes. As temperaturas chegaram aos 40 graus em alguns dias, com o agravante da falta de chuva regular.

Ano inicia sangrento

Em São João do Sul, a morte de uma mulher assassinada, abriu a triste contagem de homicídios e feminicídios na Região.

O corpo de Daiane Conrado de 38 anos de idade, foi encontrado no rio Mampituba, no trecho que passa pelo município.

Um outro crime bárbaro foi registrado em Santa Rosa do Sul, onde um homem foi espancado, amarrado e morto. Thiago de Matos Louren o, de 34 anos,começou a ser agredido na rua, depois foi arrastado para dentro de casa e executado a tiros.

A segunda mulher assassinada em janeiro foi Patrícia Tatiane de Moraes, de 34 anos. Ela foi morta dentro de casa, no bairro Sanga da Toca, onde também estava sua filha adolescente. Patrícia foi executada com um tiro.

Exatamente um ano depois das vacinas contra o coronavírus chegarem   região, foi a vez das crianças com idades de 5 a 11 anos serem imunizadas. Mais uma vez, a polêmica envolvendo as vacinas foi grande, já a procura pela vacina pediátrica, foi pequena.

  Um morador de Araranguá faleceu depois de sofrer um choque elétrico. Ele trabalhava na limpeza de um terreno, no bairro Coloninha, quando aconteceu o acidente com um fio energizado.

Provocou grande comoção na Região, a morte de uma jovem cantora sombriense. Karine De Lavechia Rodrigues de 32 anos, perdeu a vida em um acidente de trânsito ocorrido em Xangri-lá, no Rio Grande do Sul.

Um homem foi baleado na cabeça e morreu, em Passo de Torres. O rapaz de 24 anos, foi encontrado caído em um terreno baldio com um tiro na cabeça.

Um dia de sol e calor, adolescentes brincando na água, e uma infelicidade. Foi o que aconteceu com Camilla Gomes de 15 anos, que bateu a cabeça no fundo de uma piscina e perdeu os movimentos das pernas.

O ano inteiro foi de luta e pequenas conquistas para a menina e sua família.

Uma senhora de 77 anos morreu em um acidente de trânsito, em Araranguá. O capotamento no bairro Barranca aconteceu na madrugada de um sábado.

Em outra tragédia, um carro saiu da pista, caiu em um rio e o motorista morreu. O acidente aconteceu no município de Ermo.

O Correio do Sul acompanhou com exclusividade, o drama da família do caminhoneiro Ronaldo Gomes Alves de 33 anos. Ele morreu em um acidente no Chile, e o corpo somente chegou ao Brasil, 20 dias depois. O motorista morava em Turvo.

Fevereiro

Depois de conseguir proteger seus internos durante dois anos de pandemia, o Lar do Idoso São José, de Sombrio acabou sendo atingido pelo coronavírus. Pelo menos 12 funcionários testaram positivo e três idosos morreram depois de testar positivo para Covid.

Depois de dois anos de aulas online e híbridas, o ano letivo de 2022 marcou a volta da normalidade às escolas. Todos os alunos voltaram a assistir as aulas de forma presencial.

Foi encontrado no mar, em Passo de Torres, o corpo de um jovem turista que sofreu um acidente em Laguna.

Michel Moraes Barbosa de 25 anos, desapareceu em um naufrágio no dia 14 de janeiro, e seu corpo foi encontrado por pescadores quase 20 dias depois.

Um caso estranho foi registrado pela polícia em Araranguá. Uma mulher foi encontrada morta em casa, e o marido dela acabou preso. Os policiais chegaram à residência ao abordar o homem na rua, em atitude suspeita. Ele estava com cocaína, e ao vistoriar a casa, a mulher de 26 anos foi encontrada sem vida no quarto.

Um crime chocante aconteceu em Passo de Torres, onde um adolescente de 16 anos matou o irmão de 24. Os dois tiveram uma discussão na casa da mãe deles, e a briga terminou em tragédia. O menor fugiu depois do crime, e mais tarde foi encontrado pela Polícia Militar na casa de uma conselheira tutelar, e foi detido.

O hospital Dom Joaquim de Sombrio recebeu, no dia 18 de fevereiro, a visita do ministro da Saúde Marcelo Queiroga. O ministério e o governo do Estado de Santa Catarina já tinham autorizado o funcionamento da UTI geral no município.

No dia da vinda do ministro, o deputado federal Daniel Freitas anunciou a destinação de verba para a implanta ção de 10 leitos de uma UTI pediátrica.

Um bombeiro de Araranguá e seu cão, participaram da equipe catarinense que foi a Petropólis/RJ auxiliar o resgate de vítimas de uma tragédia. Uma forte enxurrada atingiu a cidade, deixando centenas de mortos e desaparecidos.

Um homem foi assassinado na rua, no bairro Urussanga em Araranguá. O rapaz de 24 anos foi encontrado já sem vida e não foi identificado no primeiro momento.

 

Março

 Dois jovens motoboys perderam a vida em acidentes em Araranguá. Os óbitos aconteceram com poucos dias de diferença. Os dois estavam trabalhando no momento em que sofreram os acidentes.

Um comerciante foi preso em Sombrio por suspeita de estupro de vulnerável. Ele tinha um bar próximo a escola do bairro Parque das Avenidas, e de acordo com a polícia, atraia as crianças com a oferta de balas e doces.

  No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a prefeita de Sombrio Gislaine Cunha, lançou o programa Avante Sombrio. Foram anunciados aproximadamente R$ 40 milhões em obras.

  Carro desgovernado invadiu uma loja de móveis no Calçadão de Sombrio. O estabelecimento estava aberto no momento do acidente, mas ninguém se feriu.

Um corpo foi encontrado na praia, na Região central do Balneário Arroio do Silva, e ficou alguns dias sem identificação. Mais tarde foi identificado como sendo Romeu César Tavares Castro de 44 anos, e a polícia prendeu dois homens que seriam autores do crime. Segundo a polícia, Romeu foi espancado e largado na areia.

Durante o mês de março, os municípios da região começaram a elaborar os seus planos de desenvolvimento. Alguns lançamentos aconteceram em abril. Os trabalhos foram encaminhados pela Unesc, Sebrae e administrações municipais.

Provocou indignação o vandalismo praticado por adolescentes em frente a igreja São Cristóvão, na paróquia Sagrada Família em Araranguá.

Imagens foram quebradas ou retiradas do lugar pelos vândalos. Imagens de câmeras de segurança ajudaram a polícia a identificar três menores de idade como autores da depredação.

Abril 

A edição do Correio do Sul de 14 de abril teve como manchete o anúncio da chancela da Unesco ao Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. A notícia era esperada havia muito tempo por toda a região e foi bastante comemorada.

Outra notícia muito aguardada foi dada em abril: o lançamento do edital para construção da rodovia Interpraias, rebatizada de Caminhos do Mar. O principal município beneficiado foi Balneário Gaivota.

A estrada estadual vai cortar o território gaivotense de norte a sul.

Já em Santa Rosa do Sul, o prefeito Almides da Rosa autorizou o início da pavimentação do acesso ao IFC. A obra vinha sendo feita em pequenos trechos, e a sua conclusão era aguardada havia mais de 20 anos.

A subseção de Sombrio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) empossou em 2022, a sua primeira presidente mulher.

A advogada Mônica Caldeira assumiu a função falando principalmente de união entre a categoria e a sociedade.

Um jovem morreu afogado ao tentar atravessar o rio Mampituba a nado, de madrugada. Ele estaria com amigos quando resolveu pular na água, entre os municípios de Torres e Passo de Torres.

A administração municipal de Araranguá deu início a revitalização e ampliação do calçadão da cidade. A obra deu ‘cara nova’ a área central da cidade.

Um homem morreu atropelado na SC 449, no trecho que liga Sombrio a Jacinto Machado. A rodovia também esteve em evidência, no mesmo período, devido a péssima situação da pista.

Um homem foi assassinado a facadas em Praia Grande. Segundo a polícia, o crime aconteceu na localidade de Cachoeira, durante a madrugada. O suspeito pelo homicídio foi preso pouco depois.

Um grupo de peregrinos percorreu, pela primeira vez, o Caminho da Gratidão. A caminhada de mais de 400 quilômetros saiu de Torres/RS e pelo litoral chegou ao Santuário de Santa Paulina em Nova Trento.

A iniciativa partiu de pessoas de Sombrio e Balneário Gaivota.

Bandidos armados assaltaram uma joalheria no centro de Sombrio, em horário comercial, rendendo as funcionárias. A Polícia Civil logo começou a investigação e prendeu os bandidos horas depois, em Balneário Gaivota.

Duas mulheres foram estupradas pelo mesmo homem, na mesma madrugada, em Sombrio. O caso provocou medo na população, mas o bandido foi capturado no dia seguinte. Tanto ele quanto as vítimas, eram moradores de rua.

No final do mês, um homem morreu em Araranguá, com suspeita de dengue. A preocupação em relação a infestação do mosquito que provoca a doença aumentou ainda mais. Uma semana depois, o resultado do exame descartou a possibilidade de a causa da morte ter sido a dengue.

O policial civil Luís Cláudio da Rosa, o Índio, viveu uma situação diferente e angustiante, tentando evitar que uma mulher cometesse suicídio.

Parentes da mulher procuraram a delegacia pedindo ajuda para encontrá-la. Depois de fazer contato com a mulher por telefone, Índio passou toda a madrugada conversando com ela, até a família encontrá-la no Balneário Arroio do Silva.

Um homem de 25 anos foi morto a tiros, dentro do carro, na Vila Santa Catarina, em São João do Sul. Ele parou no acostamento da rodovia quando um outro veículo chegou e o caroneiro deste automóvel atirou no rapaz.

Um outro crime semelhante havia acontecido poucos dias antes, em Passo de Torres. Um automóvel parou no estacionamento de um posto de combustível, em seguida chegou outro carro e dele alguém atirou e matou o primeiro motorista.

O homicídio aconteceu na madrugada do dia 17, às margens da BR 101.

Um assassinato chocou Araranguá e Região pela crueldade. Um homem de 30 anos foi espancado até a morte, e deixado na rua, na área central da cidade.

Maio

A Prefeitura de Balneário Gaivota recebeu uma máquina que chamou bastante a atenção, por ser a primeira do tipo na região. O equipamento anfíbio, funciona tanto na terra quanto na água, está sendo utilizado para a limpeza das lagoas do município.

Um homem de 31 anos foi assassinado a tiros quando conversava com um amigo na área de casa, no bairro Jardim Cibeli em Araranguá.

A companheira do morto disse à polícia que o responsável pelo crime foi o seu ex-marido. Ele foi detido dias depois.

Eventos climáticos severos

Depois de 14 anos, uma enchente voltou a assustar moradores do bairro Barranca em Araranguá. Famílias tiveram que deixar suas casas devido a cheia do rio, durante período de chuvarada provocada por um ciclone.

Outros municípios também foram atingidos, como Meleiro, Jacinto Machado e Maracajá.

Poucos dias depois, um novo ciclone passou pela região, trazendo ventos fortes e provocando estragos principalmente em Praia Grande.

E como se não bastasse, o mês de maio mal ia pelo meio, quando uma onda de frio intenso chegou a Região.

No total, foi uma sequência de eventos climáticos que deixaram os catarinenses quase todo o mês em alerta.

A administração municipal de Balneário Gaivota começa uma experiência inédita na segurança pública.

A ronda motorizada   composta por 10 motos pilotadas por profissionais qualificados, que auxiliam a polícia no cuidado das ruas, durante a madrugada.

O serviço é custeado pela Prefeitura.

 A morte do empresário Abrahão Paes Filho em um acidente de moto, comoveu a região.

Abraãozinho, como o proprietário da Saint Bier era conhecido, tinha 56 anos e perdeu à vida em Criciúma.

Uma ossada humana foi encontrada na praia, no Balneário Arroio do Silva.

Enquanto fazia caminhada próximo as dunas, uma moradora avistou um crânio e chamou a polícia.

O Correio do Sul e o Portal C1 acompanharam com exclusividade a luta de uma família para conseguir um leito de UTI para o filho.

O menino de três anos tem paralisia cerebral e estava internado no hospital de Turvo, quando precisou da transferência, e não havia vaga.

Um estudante de Balneário Gaivota, que morava em Florianópolis, se envolveu com drogas e quase pagou com a vida. Ele foi sequestrado por traficantes, na capital, e precisou ser resgatado pela polícia. O rapaz estaria devendo aos bandidos.

Em São João do Sul, mais especificamente na Vila Conceição, um homem foi executado dentro de casa. A vítima de 41 anos estava com a mulher e o filho quando foi morto a tiros, durante a madrugada.

Uma decisão da Justiça Federal de Criciúma deu o que falar em Araranguá. A decisão impossibilitou novos licenciamentos em área urbana consolidada do Morro dos Conventos.

O julgamento do homem que matou Samara Melo, em 2020 em Sombrio, mobilizou novamente familiares e amigos da moça. Samara foi morta a tiros, na rua, pelo ex-companheira. Na época, o feminicídio já tinha provocado um protesto no bairro onde o crime aconteceu. O homem foi a júri popular e condenado há 45 anos de prisão.

Em Timbé do Sul, a Polícia Civil fez uma prisão diferente. Um espanhol foi detido depois de apresentar um passaporte falso. Ele estava morando na localidade de Rocinha, e demonstrava estar se escondendo de algo, usando documentação falsa.

Uma chuva de granizo atingiu à região na noite de 21 de junho, provocando transtornos e prejuízos, principalmente em Sombrio. Alguns bairros da cidade, como Raizeira e Furnas, foram os mais atingidos, e mais de 50 famílias tiveram os telhados das casas atingidos.

A administração municipal decretou situação de emergência.

Julho

O desaparecimento de uma adolescente de 13 anos, em Balneário Gaivota, foi acompanhado com expectativa pelos leitores do Correio do Sul e do Portal C1.

A garota saiu da escola, à tarde, e se dirigiu a Sombrio, onde foi vista pela última vez pouco depois. Foram mais de 48 horas sem notícias, enquanto a mãe fazia apelos por informações.

A adolescente foi encontrada pela polícia em Forquilhinha.

As polícias de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul prenderam um grupo criminoso que atuava na região. Foram cumpridos mandados em Torres e São João do Sul. Membros do grupo estariam envolvidos em homicídios cometidos em São João e Passo de Torres.

Luan Agrinfe foi atropelado no dia do seu aniversário, quando completou 25 anos. O acidente aconteceu na BR 101 em Sombrio, quando o jovem ficou gravemente ferido.

Nos dias seguintes, sua família fez campanhas para auxiliar o tratamento e a recuperação de Luan. Mesmo com algumas sequelas, o rapaz se recuperou bem.

O dia 27 de julho foi de tensão para moradores do bairro Alto Feliz de Passo de Torres. Uma grande operação policial foi montada e famílias tiveram que sair de casa, depois que um apetrecho semelhante a uma bomba, foi encontrada no pátio de uma residência.

A operação durou cerca de 5 horas, e terminou com a confirmação de que se trata de um objeto que não apresentava perigo.

O mês terminou com uma tragédia dupla em Sombrio. Um homem de 57 anos e uma mulher de 56, morreram atropelados na BR 101, no bairro Guarita, em Sombrio. Os dois tinham acabado de sair de uma festa e morreram na hora.

Agosto

A Polícia Rodoviária Federal de Araranguá interceptou um automóvel na BR 101, que transportava aproximadamente 100 quilos de maconha. Uma mulher foi presa.

Um corpo foi encontrado na Lagoa da Tapera, em Passo de Torres. O cadáver estava em uma área de mata, já em decomposição, e com marca de tiro na cabeça.

Mais tarde, ele foi identificado como sendo um gaúcho de 40 anos, que estava morando em Passo de Torres.

Um jovem de 21 anos foi morto a tiros no Arroio do Silva. O rapaz natural de Caxias do Sul, foi assassinado em frente à casa da namorada, no bairro Erechim.

A violência doméstica e entre casais estampou às páginas do Correio do Sul durante todo o ano. No entanto, um caso que aconteceu no mês de agosto foi dos que teve maior repercussão.

Uma adolescente de 15 anos denunciou o namorado de 23, por agressão, tortura e estupro. Ela vinha sendo agredida pelo rapaz havia uns três meses, até contar a familiares. Depois da denúncia, o homem desapareceu e foi preso somente no início de setembro.

Depois de 14 anos do crime, e de muita discussão e mistérios, em agosto de 2022 aconteceu o julgamento dos acusados de envolvimento na morte de André Roberto Alves.

O empresário conhecido como Beto da EJW foi assassinado em fevereiro de 2008, no Balneário Arroio do Silva.

 

Setembro 

Seis dias e noites de muitas atrações, shows, apresentações culturais e grande público. Assim foi a IX edição da Polvilhana, realizada no início de setembro no município de Santa Rosa do Sul.

O Centro Cultural Célia Belizária de Souza, localizado em Araranguá, foi parcialmente destruído em um incêndio.

Conhecido como Teatro Célia Belizária, o prédio já estava interditado desde 2019, para lamento do setor cultural de toda a região.

Segundo os bombeiros, o incêndio foi intencional.

O município de Sombrio sediou a 28ª edição do Açor, a maior festa da cultura açoriana de Santa Catarina.

Durante todo um final de semana, iniciando na sexta-feira, vários grupos folclóricos de todo o Estado, se apresentaram na cidade.

Um acidente com morte registrado no centro de Sombrio, provocou grande comoção. O motoboy Gabriel Scheffer de 28 anos, estava trabalhando quando colidiu a moto que pilotava com um automóvel. O jovem, bastante conhecido na cidade, morreu na hora.

Nos dias seguintes, amigos e colegas de Gabriel fizeram uma motociata e outras homenagens, pedindo justiça.

Durante o mês de setembro, a Rádio 93.3 FM, jornal Correio do Sul e o Portal C1, realizaram a primeira edição do Soletrando.

A atividade realizada em parceria com as escolas, incentivou o estudo, a socialização entre os participantes, a desinibição e várias outras ações positivas.

O concurso envolveu mais de 150 estudantes e distribuiu vários prêmios.

O Judiciário da Comarca de Araranguá deu uma sentença, com condenação, em um caso bastante diferenciado.

Um homem foi condenado por ter transmitido o vírus HIV a esposa. Segundo a ação, ele sabia que estava com Aids, não comunicou a mulher e ainda mantinha relações sexuais com ela sem o uso de preservativo. A mulher foi contaminada e acabou morrendo.

Um homem foi encontrado morto na estrada geral de Curralinhos, em Passo de Torres. O corpo tinha duas perfurações na cabeça.

Apesar das dificuldades, 2022 foi um bom ano para a Ama.esc, associação que atende pessoas com o espectro autista. A entidade conseguiu efetuar um convênio com a Fundação Catarinense de Educação Especial, meta que buscava havia um bom tempo.

Força da solidariedade

Durante todo o último ano, o Correio do Sul, o Portal C1 e a Rádio 93.3 FM colaboraram em diversas campanhas organizadas por famílias de pessoas que precisavam de ajuda para tratamento de saúde.

Uma dessas ações foi em benefício do adolescente Isac Miguel, portador de cifoescoliose, uma doença degenerativa grave.

Isac Miguel tem 13 anos, mora em Morro Grande e necessitava de uma cirurgia.

Outubro

Tanto o primeiro quanto o segundo turno das eleições foram de total tranquilidade na região.

Somente depois de anunciado os vencedores do segundo turno é que tiveram início as manifestações. Jorginho Melo do PL e Lula do PT, foram eleitos governador e presidente, respectivamente.

Ainda na noite de 31 de outubro, caminhoneiros começaram a fechar algumas rodovias em Santa Catarina e no restante do país. em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. No extremo-sul catarinense havia três pontos de bloqueio: em Santa Rosa do Sul, Araranguá e Maracajá. A mobilização chegou a ameaçar o fornecimento de alimentos e combustíveis nas cidades, gerou confusão, alguns episódios de violência e muita polêmica.

As manifestações seguiram por todo o mês seguinte, de novembro.

Um motorista de aplicativo morreu depois de ficar vários dias hospitalizado, provocando comoção e indignação. Ele foi ferido durante um assalto, por dois bandidos que solicitaram uma corrida e cometeram o crime. O motorista morava em Maracajá.

Uma mulher foi baleada dentro de casa, no bairro Jardim Atlântico no Balneário Arroio do Silva. A mulher foi levada ao hospital, mas não resistiu.

O tiro foi disparado pelo filho dela, de 16 anos, que foi detido pela polícia. Ele alegou ter sido um acidente, que não quis matar a mãe.

Moradores de Sombrio passaram boa parte do ano envolvidos em uma polêmica, e com muita reclamação, envolvendo a cobrança do fornecimento de água tratada.

As discussões chegaram a Câmara de Vereadores, prefeitura, ministério público e às redes sociais. A situação foi apaziguada no mês de outubro, com a intervenção da administração municipal.

Novembro

A Polícia Federal fez uma operação investigando possíveis desvios e fraudes na saúde. Em Santa Catarina, a PF esteve no Hospital Regional de Araranguá, em Timbé do Sul e na sede do Instituto Maria Schmidt, que administra os dois.

A Polícia Civil de Sombrio prendeu em uma grande operação, bandidos envolvidos em um crime de extorsão contra um empresário de Balneário Gaivota.

A operação alcançou até a cidade gaúcha de Caxias do Sul.

Um corpo parcialmente carbonizado foi encontrado em um açude, em São João do Sul. Os restos mortais seriam de um agricultor que estava desaparecido.

Um homem foi morto com uma facada, em um conjunto habitacional, no bairro Mato Alto de Araranguá. Testemunhas disseram à polícia que o homem foi assassinado depois de ter reclamado do barulho dos vizinhos durante a madrugada.

Dezembro

As últimas grandes chuvas de 2022, caíram na primeira semana de dezembro. Em outras regiões de Santa Catarina, o mau tempo provocou destruição e morte.

Nos 15 municípios do Extremo-Sul, apesar de algumas horas de chuvas mais intensas, foram registrados somente pequenos transtornos.

A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar apreenderam 180 quilos de maconha que estavam sendo transportados em um veículo na BR 101.

A prisão aconteceu durante uma operação na divisa entre Torres e Passo de Torres.

Uma ação conjunta da Polícia Civil de Timbé do Sul e Polícia Militar de Porto União, resultou na apreensão de R$ 11 mil em notas falsas.

Antes de serem presos com o dinheiro na cidade do norte do Estado, os golpistas deram vários prejuízos aos comerciantes de Timbé, onde fizeram compras com as notas falsas.

A Polícia Militar de Santa Rosa do Sul encerrou o ano em casa nova, e própria. A construção de uma sede apropriada e permanente para abrigar o quartel, era um desejo antigo dos policiais. O recurso foi destinado pelo governo do estado, com a doação do terreno pela prefeitura.

Um período de chuvas e fortes ventos, resultou em um susto para os funcionários e usuários da UPA de Araranguá. O telhado de uma área externa da unidade de Pronto Atendimento desabou. Por sorte, ninguém ficou ferido e os atendimentos puderam prosseguir no local.

Maldade por maldade

O último mês do ano ainda registrou um homicídio, e dos mais pavorosos do ano. Um homem foi morto e teve o corpo queimado, jogado na estrada do Fundo Grande, em Balneário Arroio do Silva.

O crime em si já foi chocante, porém, o que a investigação policial descobriu foi ainda pior. Dois casais teriam matado um desconhecido, sem nenhuma razão específica, e depois ateado fogo no corpo. Os suspeitos foram presos.

 

Tragédia no último dia do ano

No último dia do ano, 31, um homem, de 32 anos, morreu afogado na Praia do Maracujá, no Balneário Arroio do Silva. Ele estava em um barco de pesca e caiu na água, seu corpo foi encontrado pelos socorristas encalhado na rede de pesca. O homem chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu ainda no local da ocorrência, em área não guarnecida, pelo serviço de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros.

spot_img

Matérias Relacionadas

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.