2023 já encerrou, mas os integrantes do Programa Samae na Escola, de Araranguá, celebram os bons números e já planejam para 2024. “O calendário será retomado em fevereiro, após início no ano letivo” informa a coordenadora Paula Rezena.
Entre as atividades desenvolvidas, as palestras mantiveram a tradição de mobilizar a classe escolar e mobilizaram quantidade recorde de alunos. Conduzida pela Técnica e Química, Fernanda Fernandes e pelo operador de ETA, Jackson Pierre Piazzoli, as palestras ajudaram a esclarecer dúvidas, repassar orientações sobre temas como saneamento, uso racional da água e preservação do meio ambiente.
No ano passado, o Programa Samae na Escola – cuja implantação ocorreu em 2012 – visitou 13 escolas atendendo quase 1.600 alunos da Rede Municipal e Estadual do município.
Outra ação realizada que conquistou sucesso foi o concurso pedagógico, no qual 563 alunos do 1° e 4° ano participaram do concurso de desenho e redação sobre saneamento, reciclagem, uso racional da água e preservação ambiental.
E não é só isso: turmas de seis educandários do município participaram da terceira edição do Pinheiro Solidário do Samae, que contemplou crianças de famílias menos afortunadas economicamente com presentes de Natal solicitados por meio de cartinhas.