sábado, 21 DE dezembro DE 2024
EconomiaPáscoa gera otimismo no comércio

Páscoa gera otimismo no comércio

spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Há pouco mais de um ano o comércio fechava as portas pela primeira vez para enfrentar o vírus que se tornou o grande vilão da saúde e da economia brasileira. Todos os setores foram impactados, porém o varejo sentiu mais as consequências do isolamento social e da redução do poder de consumo. O cenário permanece desafiador neste início de ano, mas a expectativa para a primeira data comercial anima os lojistas em Santa Catarina e em Chapecó. Sem ponto facultativo no Carnaval e em lockdown no Dia da Mulher, a Páscoa (4 de abril) se tornou a aposta dos comerciantes. 

O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, afirma que apesar da data concentrar as vendas em supermercados e em comércios de doces e chocolates, outros segmentos acabam beneficiados pelo período que também marca a troca de estação. “A data comemorativa é tradicional e chega acompanhada do início do outono/inverno, período em que as lojas mudam as coleções e os consumidores buscam por novidades”, ressalta Spohr ao mencionar que as vendas virtuais seguem em alta.

PESQUISA

Levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) reforça o otimismo do setor. Segundo a entidade, 40,9% dos comerciantes entrevistados acreditam que as vendas para a data serão superiores às registradas no mesmo período do ano passado. Outros 32,2% avaliam que deve ser igual.

O levantamento da FCDL/SC foi realizado com 400 empresas associadas que atuam no varejo em 20 cidades com maior potencial de consumo – IPC, entre elas Chapecó. Conforme a pesquisa, mesmo com os impactos da pandemia, 42,2% dos entrevistados que apontam aumento na data avaliam que o crescimento do volume de vendas será de até 3%, não considerando nesta estimativa uma eventual situação de lockdown.

A maioria dos lojistas (56%) não aumentará o estoque de produtos, 37% estão programando alguma promoção e 32,6% estimam um tíquete médio entre R$ 51 e R$ 100. Sobre o meio de pagamento, 49,6%, apontaram o cartão de crédito e 20% o crediário. E quanto à forma de atendimento, 54,3% estão operando tanto de forma física quanto on-line, 44,3% somente em loja física e 1,3% apenas on-line.

“Sabemos que o momento é desafiador, mas não podemos perder a esperança. Nos agarrarmos a toda e qualquer oportunidade de retomada funciona como uma vacina de otimismo e resiliência”, sublinha Spohr.

spot_img

Matérias Relacionadas

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.