quinta-feira, 27 DE março DE 2025
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Pelo Estado | O reflexo dos problemas de infraestrutura no Verão

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O problema de mobilidade por conta da infraestrutura deficitária do Estado é sentido durante todo o ano, principalmente por, de certa forma, afetar a competitividade do Estado, que é prejudicada pelo alto custo de escoamento da produção catarinense.
Contudo, parece que em épocas como a de agora, no Verão, quando as estradas costumam ficar lotadas de turistas entrando, saindo e circulando pelo Estado, a coisa fica mais latente. Um reflexo disto são as filas quilométricas que os motoristas costumam enfrentar em locais específicos das rodovias.

Para terminar de complicar a vida do viajante, as praças de pedágio não têm a menor infraestrutura para dar vazão a quantidade de carros que passam por dia em suas cancelas. Prova disto é a quantidade de denúncias recebidas pelos órgãos fiscalizadores, como o Procon Estadual. Apenas neste mês de fevereiro, e olha que ainda estamos na primeira quinzena, o Procon SC recebeu mais de 58 denúncias relacionadas às filas em pedágios. Dentre elas, 31 foram da Arteris Litoral Sul e 22 da CCR Via Costeira. Por isso mesmo, o órgão instaurou dois processos administrativos contra as concessionárias.

Os trechos da rodovia BR-101 com mais espera incluem as cidades de Tubarão, Laguna, Porto Belo, Jaguaruna e São Cristóvão, especialmente no km 243, no sentido Sul-Norte. Além disso, o pedágio em Paulo Lopes, no sentido Norte, registrou filas superiores a 3 km. No pedágio de Palhoça, também no sentido Norte, a fila chegou a 9 km, com tempo de espera estimado em 30 minutos para a passagem. Ainda há menções a filas além do permitido em Araranguá e Maracajá, no sentido Sul.

Vale lembrar que, em dias normais, o contrato da CCR permite fila de 200 metros e 400 metros em véspera de feriados. Já o limite de filas da Arteris é de 300 metros. Passando disto, elas são obrigadas a abrir as cancelas e deixar os motoristas passarem livremente até que a fila volte para dentro do limite pré-estabelecido.

Mas, não tem empresa que queira perder dinheiro, certo? E levantar as cancelas é abrir as torneiras e deixar de colocar milhares de reais nos cofres das concessionárias. E quem paga o pato? Novamente, a população!

 

 

 

Greve

Para quem duvidou, os servidores municipais de Florianópolis entraram em greve por tempo indeterminado em retaliação à proposta delicada de reforma da previdência apresentada pelo prefeito e que nem chegou a ser discutida em plenário ainda. O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (SINTRASEM) justifica o ato afirmando que a reforma aumenta o tempo de serviço e de contribuição, e extingue a aposentadoria especial e taxa de aposentados. Eles também reivindicam o cumprimento de acordo firmado no ano passado, que previa a contratação de efetivos do concurso público no magistério e na saúde.

Topázio voltando de Brasília tem muito trabalho pela frente! E enquanto a greve não acaba, novamente, a população é penalizada.

 

PPP de Joinville

A catarinense Quantum Engenharia venceu o leilão para Parceria Público-Privada de iluminação pública de Joinville (SC) na B3 (SP), com uma proposta 30,50% menor do que o valor máximo previsto no Edital elaborado pelo BNDES. Com prazo de 22 anos, a concessão prevê modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura de iluminação pública do município, e instalação de cerca de 10 mil pontos de iluminação. Com mais de 30 anos de expertise no mercado brasileiro em soluções de Iluminação Pública, Energia Solar e Subestações, esta é a oitava PPP no segmento de iluminação pública conquistada pela Quantum Engenharia. A empresa de São José (SC) já opera as PPPs de Porto Alegre-RS (IP Sul), Palhoça-SC (QLuz Palhoça), Itajaí-SC (QLuz Itajaí), Garopaba-SC (QLuz Garopaba), Penha-SC (QLuz Penha), Ribeirão das Neves-MG (IP Minas) e Nova Serrana-MG (QLuz Nova Serrana). E, agora, venceu também o processo licitatório da Prefeitura de Joinville (QLuz Joinville).

 

Parceria

Os prefeitos Topázio Neto, de Florianópolis (PSD), e Adriano Silva (Novo), de Joinville, lideram um movimento que busca ampliar o diálogo entre os prefeitos das cidades catarinenses sobre a legislação e as políticas públicas relacionadas com o atendimento da população em situação de rua. O objetivo é verificar como as principais cidades de Santa Catarina estão enfrentando esta situação e propor as melhorias necessárias na legislação federal que regulamenta o tema. As sugestões serão entregues para os integrantes da Bancada Catarinense na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, para que os parlamentares possam dar o suporte necessário para a adequada discussão e tramitação em nível nacional. E tomara que surta efeito, porque a situação está cada dia pior com o aumento dos casos de roubo e violência nos municípios.

 

Reencontro

E por falar em Adriano Silva, ele voltou a se encontrar com o governador Jorginho Mello (PL), após toda a polêmica que causou ao afirmar que eles estariam mais unidos que nunca e de pedir que os líderes de direita se unissem. O encontro aconteceu em Brasília, onde Adriano foi para participar do encontro de prefeitos do Brasil. Na pauta estavam as ações em prol do município de Joinville.

 

Esclarecimentos

O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, será convidado a prestar esclarecimentos à Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa sobre o andamento do projeto de construção da Via Mar, nova rodovia paralela à BR-101. A iniciativa foi apresentada pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB). Conforme projeto contratado pelo governo do Estado, a  “Via Mar” terá 145 km de extensão, ligando Joinville ao contorno  viário da Grande Florianópolis . A obra tem custo estimado de R$ 7 bilhões.

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