A pesquisa aplicada “Cidadania Digital: protótipo de quiz interativo sobre segurança e proteção de dados na internet”, desenvolvida na disciplina de Informática e Sociedade, foi selecionada para a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), promovida pelo Ministério da Educação (MEC), que será realizada de 7 a 9 de outubro em Brasília.
O trabalho foi produzido pela estudante Juliana Marques da Silva e pelo egresso Samuel Severino Paulo Figueredo, sob orientação da professora Ana Paula Bourscheid, na disciplina do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do IFC – Campus Sombrio.
A 5ª SNEPT tem como tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança” e acontecerá na Arena BRB – Estádio Mané Garrincha. O evento gratuito reunirá 63 instituições expositoras de todos os estados e do Distrito Federal, promovendo integração, divulgação e valorização da Educação Profissional e Tecnológica.
O protótipo de quiz digital desenvolvido no Campus Sombrio será apresentado como parte da delegação do IFC, que contará com oito projetos selecionados de diferentes campi: Araquari, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Rio do Sul, São Bento do Sul, Videira e Sombrio. A seleção ocorreu por meio de edital, que avaliou produtos, protótipos e processos inovadores com potencial para registro de propriedade intelectual, industrial ou de patentes.
Segundo a professora orientadora, Ana Paula Bourscheid, o projeto aborda a segurança digital com foco na proteção de dados pessoais, motivado pelo aumento de 133% nos golpes virtuais no Brasil entre 2021 e 2024, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. “A seleção da pesquisa para um evento nacional evidencia a necessidade de ampliar estudos e discussões sobre alfabetização e letramento midiático e informacional da população que utiliza a internet”, afirma a professora.
Para o egresso Samuel Severino, a aprovação do projeto foi surpreendente. “No início, era apenas uma pesquisa aplicada dentro da disciplina, mas os resultados indicaram a necessidade de continuar o estudo. A seleção para a SNEPT mostra o quanto é importante seguir pesquisando o tema”, comenta.
A estudante Juliana Marques será a responsável pela apresentação em Brasília e destaca a relevância da experiência. “A expectativa é compartilhar o produto desenvolvido, aprender com as demais apresentações e contribuir para que o tema da segurança digital promova a troca de conhecimentos com os visitantes do estande do IFC”, ressalta.