Uma operação de rondas preventivas da guarnição do Tático resultou na prisão de três homens no bairro Vila Isabel, em Balneário Arroio do Silva. Durante a abordagem a um dos indivíduos, policiais avistaram outros dois homens, de 15 e 19 anos, correndo armados pela rua. As equipes realizaram o acompanhamento e conseguiram detê-los nos fundos de uma residência.
Enquanto isso, um terceiro homem, de 49 anos, saiu da casa desacatando os policiais, proferindo xingamentos e incitando os vizinhos a confrontar a ação policial. Diante da situação, foi solicitado apoio de viaturas de Araranguá e do Arroio do Silva para garantir a segurança da operação.
Durante a fuga, os dois jovens armados descartaram uma pistola e um revólver, ambos calibres 38, em um valo de aproximadamente 50 cm de profundidade. As armas estavam municiadas e prontas para uso. Os dois foram presos por porte ilegal de arma de fogo, enquanto o homem mais velho enfrentou acusações de desacato e desobediência. Todos os detidos foram levados à Central de Polícia em Araranguá.