Na manhã de segunda-feira, 29, moradores de Praia Grande se reuniram na ponte do Rio Canoas, que está interditada há 45 dias, para exigir a recuperação imediata da estrutura. A interdição tem causado graves impactos no turismo, comércio, indústria e serviços essenciais do município, incluindo saúde e alimentação.
Durante a manifestação, Marcelo Arruda, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Praia Grande, ressaltou a importância de uma intervenção urgente para evitar danos adicionais ao desenvolvimento da cidade. “O objetivo é mostrar ao governo do estado a gravidade da situação que estamos enfrentando. As lojas estão vazias, os mercados estão sem produtos, e não conseguimos escoar nossa produção. A indústria, especialmente o setor de turismo, que é crucial para Praia Grande, está sofrendo muito. É justo que a população se mobilize para reivindicar uma solução.”
Arruda continuou: “Não estou dizendo que nada está sendo feito, mas a lentidão na execução da obra é inaceitável. Já se passaram 45 dias com uma máquina em operação e pouco progresso foi feito. Precisamos que o governador de Santa Catarina se envolva diretamente na obra para que a situação seja resolvida rapidamente. Os moradores de Praia Grande, e também de outros municípios próximos, estão sofrendo com essa situação. É vital que o governo tome medidas mais eficazes, pois, se a morosidade continuar, podemos chegar ao final do ano sem uma solução.”
Ele também ressaltou a importância da infraestrutura para a economia local: “Praia Grande é um município que depende fortemente do turismo e da circulação de veículos. O impacto negativo está afetando não apenas os turistas, mas também os residentes e empresas locais, como a empresa de energia elétrica que atende três municípios e o hospital que serve a região.”
O evento também contou com a presença de Bongiolo, presidente do Hospital de Praia Grande, que enfatizou a necessidade de uma solução rápida para prevenir maiores transtornos à população. Alex, representante da CDL regional, e Rodrigo Mariani, prefeito de Praia Grande, também marcaram presença.