Após o clamor da comunidade pela melhora no fornecimento de água no município de Chapecó, o prefeito anunciou durante uma coletiva de imprensa nessa segunda-feira (22), que o Procon realizaria um sanção sobre a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), que fora representada em uma multa de R$1.057.540.
Segundo dados, foram registrados em 2023 mais de 3,6 mil reclamações sobre o serviço. O coordenador do Procon, Gustavo Vendramin, ressaltou que as interrupções mais comuns duravam de 12 a 24 horas, também notificou a Casan que agora haveria um prazo para que fossem apresentados recursos.
João Rodrigues, o prefeito do município, ressaltou sua insatisfação com a qualidade dos serviços prestados pela Casan e esclareceu que há disponibilidade de água nos reservatórios, a falha está na distribuição dela às residências. João ainda ameaçou romper os contratos com a empresa e tomar como responsabilidade municipal o serviço de abastecimento, caso não hajam melhorias.
Pronunciamento da CASAN:
A CASAN informa que recebeu notificação enviada pelo Procon no último dia 16 de abril. O caso está em análise pela Companhia, que tem prazo para apresentar recurso. É importante destacar que a CASAN tem realizado diversos investimentos nas instalações físicas e recursos humanos visando a melhoria contínua no Sistema de Abastecimento de Água de Chapecó. Tanto em termos de melhoria da qualidade, quanto do aumento da produção. Somente no período entre 2018 e 2024, a CASAN realizou melhorias nas instalações físicas da Estação de Tratamento de Água – ETA, nas redes existentes, melhorias operacionais, desassoreamento, aquisição de equipamentos novos e equipamentos de análises de qualidade da água; e na reforma e ampliação de instalações físicas, conferindo maior segurança e qualidade na prestação dos serviços.