O delegado da Polícia Civil de Araranguá esclareceu sobre os serviços prestados pelos setores da PC que estão represados desde que o prédio onde o órgão estava instalado na cidade foi interditado por causa da estrutura insegura, no início do mês de agosto.
O processo de reforma do prédio da DRP/Ciretran/Dpcami de Araranguá começou em 2017, no entanto, a empresa vencedora da licitação rescindiu o contrato e o processo acabou voltando ao início.
Engenheiros de Secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina vistoriaram o imóvel e recomendaram sua desocupação imediata.
De início, a Dpcami, Delegacia de proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, de Araranguá foi transferida para a CPP, Central de Plantão Policial, do município e Delegacia de Polícia de Balneário Arroio do Silva, e a DRP, Delegacia Regional de Polícia, e Ciretran, Circunscrição Regional de Trânsito, foram transferidas para a 1° Delegacia de Polícia de Araranguá.
De acordo com o delegado, o objetivo “era manter os serviços, mesmo que de forma precária”.
No final do mês de agosto, a Dpcami conseguiu se estabelecer provisoriamente em um imóvel cedido pela Polícia Militar, ao lado do Batalhão de Araranguá, porém, os serviços da Ciretran não puderam seguir o mesmo procedimento, já que exigem uma logística de estações e terminais específicos de computadores para testes teóricos de CNH, Carteira Nacional de Habilitação, e postos de coleta de fotos. A Delegacia Regional até buscou um imóvel público para suas transferências, mas sem êxito, tentou se instalar nos postos de Sombrio e Turvo.
Havia, ainda, testes teóricos pendentes para candidatos à CNH, e só com o apoio da Prefeitura de Araranguá, a Delegacia conseguiu um espaço para instalar o Ciretran. De acordo com De Haro, a empresa credenciada do Detran é aguardada para realizar as mudanças no prazo máximo de 15 dias. “O processo de locação do novo imóvel para a DRP, Ciretran e também DIC, Divisão de Investigação Criminal, de Araranguá, está em fase final e esperamos que concluído, já possamos realizar as mudanças e atender o mais breve possível de forma plena e melhor adequada toda população do Vale”, escreveu a autoridade policial.
De Haro encerra dizendo que está recebendo todo apoio do Detran, da Delegacia Geral e da Prefeitura de Araranguá para retornar o mais breve possível colocar os serviços atrasados em dia.
Dúvidas sobre trânsito podem ser encaminhadas aos e-mails
ciretranararangua@detran.sc.gov.br
cnhararangua@detran.sc.gov.br
drpararangua@pc.sc.gov.br
Ciretran significa Circunscrição Regional de Trânsito, e escreve-se com N de navio.