Projeto convoca poetas locais para concurso

Publicidade

O Coletivo Algures, fundado em 2017, pela produtora cultural e escritora Grazi Calazans, com o intuito de divulgar a cultura independente produzida Brasil adentro tem como pilares uma série de atividades itinerantes acreditando na interação cultural como papel transformador na formação do indivíduo. O projeto aposta na versatilidade como instrumento de integração com o público, apresentando diversas ações de incentivo à cultura, dentre oficinas, dinâmicas e apresentações, em conjunto ou isoladas.

As ações são realizadas, prioritariamente, em escolas públicas, mas também em praças, associações, museus e centros culturais comunitários, tendo como foco principal a democratização do acesso ao fazer cultural de artistas independentes e de pouca visibilidade nas grandes mídias.

Através do Programa de Incentivo à Cultura do Estado de Santa Catarina e incentivado pela Celesc, o projeto abriu edital para a Biblioteca Humana Algures Açoriana, para convocação de poetas residentes no Estado de Santa Catarina para participação presencial em um dos encontros do projeto, que em nossa região acontecerão em Passo de Torres (08/01/2024), São João do Sul (09/01/2024), Santa Rosa do Sul (10/01/2024), Sombrio (11/01/2024), Balneário Gaivota (12/01/2024) e Araranguá (13/01/2024).

Publicidade

Inscrições

Podem participar da seleção poetas residentes no Estado de Santa Catarina, brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 18 anos, com textos em língua portuguesa.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email culturaalgures@gmail.com, no período de 1 a 10 de dezembro de 2023.

Cada participante deverá enviar em texto no corpo do email as seguintes informações: Nome completo; Endereço completo; Contato whatsapp com DDD; Cidades de preferência para participação; Se pertence a algum dos grupos: PCD, quilombola/indígena, LGBTQIA+.

Além das informações acima no corpo do email, cada participante deverá anexar os seguintes arquivos obrigatórios: Documento de identificação oficial com foto; Comprovante de residência em nome do participante; Arquivo único em formato PDF, contendo até 5 poemas de temática livre, todos de autoria própria, inéditos ou não.

Os poemas devem ser digitados em Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12 e cada poema não deve exceder o limite de 01 (uma) lauda no tamanho A4; O arquivo dos poemas deverá estar nomeado com o nome do poeta participante, informado no corpo do email.

Os poetas selecionados serão convidados a participar da Biblioteca Humana Algures Açoriana, que irá ocorrer no período de 8 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024, em vinte cidades do litoral sul e serra catarinense.

Serão selecionados 20 (vinte) poetas para compor a programação do evento, sendo que cada poeta selecionado poderá escolher duas cidades de preferência, dentro a lista de cidades participantes, para se apresentar, indicando as mesmas no corpo do email de inscrição e será convocado para uma das duas cidades escolhidas, conforme organização do evento. A fim de garantir a diversidade cultural, serão selecionados no mínimo 50% de participantes que se enquadrem em qualquer um dos grupos abaixo elencados: Poetas do gênero feminino; Poetas negros/negras; Poetas LGBTQIA+; Poetas de comunidades indígenas ou quilombolas; Poetas PCD; Poetas residentes em municípios com menos de 100 mil habitantes.

O edital

O edital está disponível em www.culturaalgures.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui