Uma das estruturas atingidas pelo forte vendaval registrado no início do mês de novembro no extremo sul catarinense, a escola municipal de ensino básico Albino Zanatta, de Jacinto Machado, está recebendo obras de recuperação. Parte de seu telhado foi arrancado, deixando algumas salas isoladas por conta dos estragos.
Atendendo quase 600 alunos do pré-escolar ao 9º ano do fundamental, a escola municipal de ensino básico Albino Zanatta, do bairro Gávea, é uma das principais instituições de ensino de Jacinto Machado. Durante um período de grandes intempéries climáticas registradas no início de novembro, um vendaval danificou parte da estrutura, fazendo com que algumas salas fossem isoladas. “Parte do telhado de um dos blocos foi arrancada, deixando a laje superior sem a cobertura. Mesmo sem nenhum risco relativo à danos na estrutura, preferimos deixar de usar as salas afetadas, resguardando alunos e professores de possíveis problemas elétricos”, lembra a secretária de Educação, Cleonice Fontana Possamai.
Neste mês de dezembro, tiveram início as obras de recuperação do telhado, que vão permitir o retorno das atividades com total segurança.
Com investimentos próprios de aproximadamente R$ 70 mil, a reconstrução do telhado deve ser finalizada ainda esta semana.
Além destas obras, administração municipal também faz um levantamento para manutenção de toda a estrutura da instituição de ensino, que deve ser executada no período de recesso escolar.