Não importa em que país você viva nem tampouco o fuso horário pois o novo ano chegará! Costumo dizer que eu venho do futuro, uma vez que o Brasil está com duas horas à frente dos EUA. Portanto, eu celebro duas vezes: às 22 horas aqui quando o Brasil celebra com fantásticos shows pirotécnicos no calor do verão e duas horas mais tarde quando chegamos à meia-noite no frio do inverno rigoroso e quando a bola cai na Time Square, em Nova Iorque.
No corre-corre do Natal que vem chegando, vejo listas de compras ou de opções para presentes. Na minha casa existe uma tal de “Wishlist” (Lista de Desejos) que me facilita na hora da escolha dos presentes. Quem procura ser mais esperto, já tem a lista pronta lá pelo meio do ano e com a facilidade das compras on-line, a lista já vem com o link para o site favorito. Cada qual tem as suas preferências claro, mas nem sempre ganham o que desejam. A lista não é um acordo assinado. São apenas sugestões. A escolha final é normalmente minha ou do meu marido.
Assim como a “Lista dos Desejos”, também vejo ainda a lista de Resoluções para o Ano Novo. Você já fez a sua? Até pensar em fazer uma, já me assusto. Não tenho tempo nem para pensar na minha lista de responsabilidades que tenho a cumprir até o final deste ano, como posso pensar no ano seguinte? Uma coisa de cada vez, senão o coração acelera e a tal da ansiedade toma conta. Vamos com calma!
Entretanto, vale refletir um pouco sobre essa tal de Resolução. Na verdade, o que é e para que serve? Segundo nosso querido dicionário Aurélio, “é uma decisão tomada após muito pensar; solução: a resolução de problemas”. Ou também: “aptidão natural para tomar uma decisão e para manter essa decisão”. Ou simplificando, é uma lista de propósitos que nos comprometemos a cumprir durante o novo ano, no intuito de solucionar certos problemas pendentes. Nesta lista de resoluções, é muito comum aparecerem: exercícios físicos, academia, dieta ou algo do gênero. Outros incluem estudos e melhoria nas finanças bem como na saúde mental.
Mas, isso funciona? Segundo o artigo “Estatísticas de Resoluções de Ano Novo 2024”, publicado em dezembro do ano passado pela Revista americana Forbes, a maioria das resoluções dura menos de quatro meses. Ou seja, antes do final de abril, quase ninguém se lembrará de seus propósitos para o ano novo. Segundo a pesquisa, 23% das pessoas desistem na primeira semana e apenas 9% chegam a concluir. Onde você se inclui?
Uma das sugestões para você se enquadrar nos 9% e bem-sucedidos para o ano que vem chegando, é usar o que aqui nos EUA chamamos SMART Goals. Uma ferramenta muito útil e que nos dá melhor possibilidade de realizar certos projetos.
S – Specific (Específico)
M – Mensurável
A – Alcançável
R – Relevante
T – Tempo determinado
Seja realista! Ao estabelecer suas metas, tenha em mente aquilo que você realmente deseja alcançar, mediante a sua realidade. Como por exemplo, emagrecer.
Seja específico: “No Ano Novo, eu quero emagrecer!” É possível? Certamente! Cabe a você estar determinado e manter-se firme na sua decisão.
Seu projeto é Mensurável? Ou melhor, você consegue medi-lo? Que tal melhorar 20%? Digamos que você pese 100 kg, então seu propósito será eliminar 20kg e chegar aos 80kg. Lembre-se de traçar metas realistas. Você já ouviu várias vezes que é melhor “não dar o passo maior que a perna”. Se seu propósito é eliminar menos, melhor? Mas se na verdade você se sentiria mais feliz ao chegar aos 60, devo dizer que é melhor ir devagar. Grandes resultados, requerem uma dose extra de esforços e apressar o passo poderá levar você a cair e desistir antes mesmo de abril chegar.
Seu projeto é Alcançável? Ou seja, você poderá atingir sua meta? Neste caso, você precisará traçar alternativas e criar uma outra lista. É importante saber a melhor dieta, como também criar uma rotina alimentar mais saudável. Será preciso adicionar exercícios e atividades físicas que deverão colaborar para o sucesso do seu projeto. Se você puder contar com a companhia de alguém que tenha o mesmo objetivo, melhor ainda. A União faz a força, lembra? Ter alguém que nos motive e nos mantenha fiel ao nosso propósito, é certamente uma alavanca para o sucesso.
Afinal, o seu projeto é relevante? Ele se alinha ao seu propósito de vida, aos seus valores e aos seus objetivos a longo prazo? Certamente ter um corpo saudável favorece para uma saúde mental estável e para a realização de outros projetos. Por isso, qualquer outra resolução precisa ser estudada e analisada antes de sair do papel. Por exemplo: “Em 2025, vou viajar para a Europa!”. Antes de tomar qualquer decisão, é imprescindível que se analise os prós e contras. Se não está de acordo com a nossa realidade, melhor planejar para dois ou três anos à frente no intuito de melhor se programar.
Por isso, é fundamental que você tenha um “tempo determinado” para o seu projeto. Perder peso pode ser fácil, como também pode ser um grande desafio. Se você não determinar um tempo específico, os meses irão passar, resultados não aparecerão e você se sentirá fracassado. Quer ser bem-sucedido? Determine dia e mês para chegar aos 10% e dia e mês para chegar aos 20%, da sua meta final. Celebre as pequenas conquistas, pois isso o auxiliará a manter a chama acesa.
Diferente das “Listas de Desejos” que circulam pelo Natal, a Lista de Resoluções de Ano Novo não depende de uma outra pessoa escolher o que você deseja. Uma resolução quem escolhe e decide é você! Da mesma forma, quem faz acontecer é você! Quer chegar em abril com aquela sensação de quem atravessou o Mar Vermelho? Faça como Moisés! Não espere o mar abrir! Dê o primeiro passo!