O Santuário diocesano de Nossa Senhora Mãe dos Homens lançou oficialmente a cartela premiada da 176ª Romaria e Festa que ocorrerá entre os dias 3 e 4 de maio de 2024. A novidade deste ano sobre os recursos arrecadados deverá ser a restauração externa e interna do templo histórico.
A missa de lançamento da cartela de 2024, que sorteará dois carros zero quilômetros e 3 aparelhos de ar condicionado, foi no último fim de semana e contou com a participação dos festeiros e devotos de Nossa Senhora.
“Faremos o lançamento da 176ª Romaria e Festa no dia 3 de dezembro e a campanha das festividades de 2024 será: Com Maria Edificamos a Casa do Senhor”, explica o pároco e reitor do Santuário, Pe. Jonas Emerim Velho.
O reitor esclarece que “todo o recurso arrecadado com a cartela será para a restauração do Santuário, que além das obras urgentes, passará por um embelezamento desde a iluminação externa e interna, mais espaço, mais artes sacras e mais conforto para os fiéis”.
A cartela já pode ser adquirida com os festeiros nas comunidades ou na secretaria paroquial, o valor se manteve o mesmo do ano passado, R$ 120,00.
Limpeza externa removerá manchas e vegetação invasora da igreja neste mês de novembro
Se preparando para as festividades de fim de ano, o Santuário deverá passar por uma limpeza externa profunda nos próximos dias. Manchas nas paredes de sujeira acumuladas ao longo dos anos devem ser removidas por meio de uma lavagem cautelosa.
A vegetação que cresce na torre também será cortada, são, em sua maioria, sementes levadas por meio de pássaros. As plantas crescem em locais de difícil acesso e as raízes ajudam a danificar a estrutura, obstruindo a vazão das calhas, criam rachaduras e infiltrações.
Edificação histórica e a necessidade de restauração
Sendo o terceiro templo oficial de Nossa Senhora Mãe dos Homens em Araranguá, a atual igreja foi construída entre os anos de 1954 e 1957. Desde então passou por poucos ajustes na estrutura.
Há no momento rachaduras e infiltrações desde a torre, passando pelo campanário e outros pisos do Santuário, além da necessidade de reforço e de troca do telhado, da fiação elétrica, melhora das drenagens das calhas e outras modificações a nível estrutural.
Embora o recurso da cartela seja destinado à reforma, o Santuário ainda não tem uma data específica para o início das restaurações. Mais informações da festa e das melhorias estruturais serão repassadas aos fiéis e à comunidade de Araranguá ao longo dos próximos meses.