O ano de 2024 começou com vários fatos novos na política regional. Em Araranguá, por exemplo, várias lideranças do PL, partido que poderia bancar um projeto de oposição, nas eleições de Outubro, ao prefeito César Cesar (MDB), têm se aproximado do chefe do executivo. Neste momento, já não é descartada a possibilidade de que o PL apoie o projeto de reeleição de César, abrindo mão de tratativas que vinham sendo encaminhadas com o Progressistas, justamente para a composição de uma dobradinha de oposição.
Já em Sombrio, o PSD e o Republicanos selaram acordo para tentar emplacar um candidato a prefeito com reais chances de eleição. Pelo histórico de 2020, o nome do grupo para disputar o executivo deverá ser o do empresário Clodoaldo Sartor Patrício, cujo grupo político deverá migrar para o PSD. Na eleição passada, Clodoaldo emplacou 17,57% dos votos válidos dos sombrienses, e, por conta disto, de forma natural, se credenciou a uma nova disputa. Por óbvio, PSD e Republicanos sonham em receber o apoio do Progressistas para a empreitada, do mesmo modo que o Progressistas, do pré-candidato Peri Soares, sonha em receber o apoio do PSD e do Republicanos para seu projeto.
E na onda dos fatos novos, a executiva do MDB de Balneário Gaivota já anunciou que pretende ter candidato a prefeito neste ano. Em 2020, o partido concorreu como vice do Progressistas, em uma união que não foi aceita pelas bases emedebistas. Por conta disto, a maioria da legenda que acabou convergindo para a candidatura do prefeito eleito Kekinha dos Santos (PSDB).
Também é uma novidade as francas conversações que vêm sendo realizadas entre líderes do MDB e do Progressistas, de Jacinto Machado, para a composição de uma inédita dobradinha entre as duas legendas. Adversários históricos, o MDB e o Progressistas poderão ceder aos argumentos de seus principais líderes na atualidade, que, na vida privada, desfrutam de boa amizade. Independentemente desta possível aliança, o PL de Jacinto Machado também deverá ter candidato a prefeito.
Finais
- MDB de Meleiro tem se organizado para figurar em uma chapa majoritária nas eleições municipais deste ano. Em princípio, a legenda, que é presidida pelo Secretário Municipal de Administração e Finanças, Júlio César de Oliveira, deverá estar no mesmo grupo político do prefeito Eder Mattos (PL), que, por sua vez, pretende apoiar a candidatura do vereador Anderson Scarduelli, o Nino (PL), ao executivo municipal. O MDB, por sua vez, postula a vaga de vice de Nino, com Júlio Cesar sendo o principal nome do partido para esta composição. O MDB meleirense também já conta com vinte nomes dispostos a concorrer à Câmara de Vereadores, dos quais deverão restar dez para o embate de outubro.
- Não será por falta de vice que o prefeito de Praia Grande, Fanica Machado (PP), deixará de disputar a reeleição neste ano. Estão na fila para emplacar uma dobradinha majoritária com ele o PSDB, o PL, o PSD, e até mesmo o MDB, histórico adversário do Progressistas no município. As pretensões da ala do MDB que quer indicar o vice de Fanica, no entanto, têm sofrido com a rejeição dos aliados mais próximos do Progressistas, que não veem sentido em abrir mão de um espaço majoritário para um partido oposicionista. Para contentar gregos e troianos, o vereador Nereu Scheffer Cristóvão, o Colonão, pode ser o vice ideal para Fanica. Atualmente filiado ao PSDB, ele já foi militante histórico do MDB.