Deputado federal Jorge Goetten assumiu, na sexta-feira, o comando do Republicanos em Santa Catarina, no lugar do ex-governador Carlos Moisés da Silva, movimentação esta que já havia sido anunciada há alguns dias. A troca na presidência estadual do partido foi articulada pelo governador Jorginho Mello (PL), que fez questão de colocar seu irmão, Juca Mello, na nova vice-presidência da legenda.
Em nota, o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), garantiu que todos os acordos realizados pelo partido até o momento no Estado, com vistas às eleições deste ano, serão cumpridos à risca. Na mesma nota, ele afirma que caso tais acordos não sejam cumpridos, haverá intervenção nacional no Republicanos estadual.
A afirmativa do presidente nacional do partido poderá colocar o governador Jorginho em uma saia justíssima, com os candidatos a prefeito e vice-prefeito do PL, já que em vários municípios do Estado o Republicanos está programado para rivalizar com os liberais. Araranguá e Sombrio, os dois principais colégios eleitorais de nossa região, são um clássico exemplo disto.
Em Araranguá, o Republicanos já declarou apoio ao projeto de reeleição do prefeito César Cesa (MDB). O partido até mesmo conquistou a filiação do vereador Luiz da Farmácia, que deixou o PL, migrando da oposição para a situação. No município, o principal projeto de oposição será bancado por uma dobradinha composta por Andressa Ribeiro (PL), com Márcio Tubinho (PP) concorrendo como seu candidato a vice. Não há sombra de dúvidas que o PL araranguaense cobrará de Jorginho Mello um alinhamento do Republicanos com a candidatura de Andressa Ribeiro, afinal de contas, qual o sentido de ele ter cooptado o partido se não fosse para reforçar os projetos municipais de sua própria legenda.
Em Sombrio, a história é bastante semelhante. A prefeita Gislaine Cunha (MDB) será apoiada pelo PL em seu projeto de reeleição. Já o Republicanos caminha a passos largos para apoiar a candidatura oposicionista do vereador Peri Soares (PP), que disputará o comando do Executivo Municipal. Como adendo, vale ressaltar que o Coordenador Regional do PL, André Fernandes, é genro de Gislaine, o que reforça ainda mais o compromisso do partido de Jorginho Mello com o projeto de reeleição da prefeita. Em um cenário como este, pressionar Jorginho para que ele intervenha por uma aproximação do Republicanos com o PL sombriense será algo natural.
Finais
- A grande questão que envolve o PL e Republicanos, é saber se o governador Jorginho Mello dará ouvidos aos apelos das bases de seu partido, ou se remeterá ao deputado Jorge Goetten todas as decisões que envolvam as duas legendas. Seja como for, o fato é que qualquer decisão que se tome, envolvendo as duas legendas, onde os interesses são conflitantes, haverá profundos desgastes para o governador. Imagine o Republicanos de Araranguá, que tem na vice-presidência estadual o irmão do governador, fazendo campanha contra a candidata do PL. Por outro lado, se o Republicanos for forçado a apoiar a candidatura do PL em Araranguá, o partido irá se esfacelar no município. O mesmo poderá acontecer em Sombrio e em todos os demais municípios onde as duas legendas estejam em lados opostos neste momento. O fato é que Jorginho escolheu a hora errada para tomar o partido para si.
- Pré-candidatos a prefeito em Praia Grande ainda não definiram quem serão seus respectivos candidatos a vice, para pleito municipal deste ano. O prefeito Fanica Machado (PP) disputará a reeleição, e, por ora, se ressaltam os nomes do vereador Eliseu Espíndola Pereira, o Colonão (PL), e também do ex-presidente da Ceprag, Hercídio Marciano Cardoso (PSD), para compor a majoritária situacionista. Fanica deverá receber o apoio do PSD, PL, PSDB e PDT para seu projeto eleitoral. Na oposição, o ex-vereador Adelírio Monteiro (MDB) também não tem ainda o nome de seu candidato a vice. Este poderá vir do Republicanos, ou ainda do PT, PCdoB e PSB. Há também tratativas com o Podemos. Deste conjunto se ressalta o nome do ex-prefeito Henrique Maciel (Rep) para a composição majoritária de oposição.