Começa hoje a corrida eleitoral em nossa região, com vistas a eleição de 15 prefeitos, 15 vice-prefeitos, e 145 vereadores, no conjunto dos15 municípios da Amesc. No que diz respeito ao legislativo, são dois vereadores a mais do que na eleição de 2020, pois Balneário Gaivota teve acrescida duas cadeiras legislativas depois do último Censo do IBGE.
No que diz respeito a disputa executiva, 43 chapas foram registradas em nossa região, o que dá uma média de quase três candidatos a prefeito e a vice para cada município. Passo de Torres é o município com mais candidatos ao Executivo: cinco no total. Araranguá e Balneário Gaivota vêm na segunda colocação, com quatro candidaturas majoritárias cada um. Com três candidaturas majoritárias estão Balneário Arroio do Silva, Ermo, Maracajá, Morro Grande, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo. Com duas candidaturas figuram Jacinto Machado, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e São João do Sul. Já em Meleiro, apenas um candidato está disputando o comando do Executivo.
Dos 15 candidatos a prefeito, dez estão disputando a reeleição. Dos que podiam concorrer a um novo mandato, apenas o prefeito de Turvo, Sandro Cirimbelli (PP), não se dispôs a uma nova disputa. É interessante observar que em 2020 o então prefeito turvense Tiago Zilli (MDB) também poderia, mas não disputou a reeleição.
Na eleição deste ano, seis ex-prefeitos tentarão voltar ao Executivo de seus respectivos municípios. São eles: Antônio Carlos Oliveira, o Cacaio (PP), em Maracajá, Ênio Zuchinalli (Podemos), em Morro Grande, Nelson Cardoso de Oliveira (PSD), em Santa Rosa do Sul, Alex Bianchin (PP), em São João do Sul e Heriberto Schmidt (MDB), em Turvo. Há também o ex-prefeito de Ermo, Zica Cadorin (PSD), que está concorrendo como candidato a vice-prefeito, na chapa encabeçada pelo prefeito Paulo Della Vechia (PL).
Daqueles que concorreram a eleição majoritária e foram derrotados em 2020, somente dois irão tentar chegar ao Executivo Municipal novamente. São eles: Adelírio Monteiro (MDB) em Praia Grande, que disputará novamente o cargo de prefeito, e Antônio Silveira Machado Júnior, o Tonhão (PL), em Passo de Torres, que na eleição passada concorreu como candidato a prefeito, e agora disputa a vaga de vice-prefeito na chapa encabeçada por Emerson Cardoso Kijillin, o Fom (MDB).
Finais
- PDR de Balneário Gaivota é o partido do município com o maior percentual de mulheres, concorrendo nas eleições municipais deste ano, a uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores. Das doze candidaturas legislativas, cinco são de mulheres, o que corresponde a 42% do total. A legislação obriga a destinação de 30% das vagas para as mulheres, ou 30% para os homens, caso o partido tenha, em sua maioria, candidaturas de mulheres, o que não é comum. Mesmo diante de todo o incentivo para que as mulheres participem mais da política local, os partidos têm extrema dificuldade em preencher o percentual legal, o que faz com que o caso do PRD de Balneário Gaivota chame ainda mais a atenção.
- A disputa majoritária com chapa pura é algo cada vez mais raro em nossa região. Na maioria absoluta dos casos, o candidato a prefeito é de um partido, e o candidato a vice de outro. O PL é quem vem protagonizando exceções. O partido disputará com candidato a prefeito e a vice em Balneário Arroio do Silva, Morro Grande, Timbé do Sul e Turvo. O PT vem na segunda colocação, com chapa pura em Balneário Gaivota, Ermo e Passo de Torres. O Progressistas ocupa a terceira colocação, com chapa pura em Turvo e Passo de Torres. Afora isto, só uma situação aqui, outra acolá, como o caso do MDB de Sombrio, ou do PSD de Balneário Gaivota, que enfrentarão as urnas com candidato a prefeito e a vice filiados ao partido.