O vereador Peri Soares, candidato a prefeito pelo Progressistas de Sombrio, surpreendeu o meio político ontem, no final de tarde, ao utilizar suas redes sociais para assumir que comprou seu certificado de conclusão do ensino médio. De acordo com ele, por conta das dificuldades de sua família, sua educação escolar acabou não sendo feita de forma regular. Ressaltando que tinha apenas o ensino básico, assumiu que aceitou a proposta de uma pessoa que lhe ofereceu o certificado de conclusão do antigo segundo grau.
Este assunto começou a se espalhar nos bastidores da política de Sombrio já na semana passada, com desdobramentos que poderão levar a ruptura política entre Peri e o ex-prefeito de Sombrio, José Antônio Tiscoski da Silva, o Professor Jusa (PP). Isto porque, o certificado de conclusão do ensino médio que foi comprado por Peri tem a assinatura de Jusa, que era diretor do Colégio Catulo da Paixão Cearense, na data impressa no certificado falso. Conversei com Jusa a respeito deste assunto e ele afirmou que Peri de fato não estudou o ensino médio no Colégio Catulo. Ressaltou ainda que sua assinatura em tal documento foi falsificada.
A celeuma que poderá levar a uma possível ruptura entre Jusa e Peri diz respeito ao processo de aposentadoria do ex-diretor do Catulo, que hoje é diretor da Escola Jovem Macário Borba. É que Jusa está tendo seu processo de solicitação de aposentadoria analisado pela Secretaria de Estado da Educação, e é possível que o mesmo seja deferido ainda este ano. No entanto, caso seja aberto processo administrativo para investigar a situação do certificado falso, o que é comum em situações como esta, Jusa teria sua solicitação de aposentadoria suspensa pela Secretaria de Estado da Educação, além de correr o risco de perder o cargo de diretor da Escola Jovem. Um processo administrativo pode levar até dois anos para chegar a sua conclusão, e até lá, Jusa também não poderia se aposentar. Como Peri Soares já admitiu que comprou o certificado falsificado, é provável que Jusa não seja responsabilizado por conta da falsificação. No entanto, mesmo assim, é necessário que o processo administrativo também chegue a esta conclusão.
Peri disse que veio a público tratar deste assunto por conta de chantagens que vinha recebendo dos adversários de sua candidatura. Ressaltou que tais adversários estariam o chantageando, propondo que ele não participasse de debates eleitorais em troca do silêncio quanto a este fato. Ainda que não citasse nomes, Peri deixa a entender que está se referido a candidatura da prefeita Gislaine Dias da Cunha (MDB), quando cita tais adversários. Eu conversei com a coordenação da campanha da prefeitura Gislaine sobre este assunto, e a mesma informou que nunca autorizou ninguém tratar de quaisquer temas com candidatos adversários. A coordenação de Gislaine ressaltou ainda que Peri estaria meramente tentando desviar a atenção do problema principal, que, no caso, seria a falsificação.
Peri Soares se disse arrependido de ter comprado o certificado falso, e ressaltou que irá assumir as consequências de seu ato.
Finais
- Governador do Estado, Jorginho Mello (PL), cumpriu roteiro em alguns municípios de nossa região durante o dia de ontem. Ele esteve, como planejado, em São João do Sul, Sombrio, Ermo, Turvo e Araranguá. Na ocasião, Jorginho pediu votos para as candidaturas do PL, assim como para as candidaturas apoiadas pelo partido. Nas entrelinhas, deixou a entender que se os prefeitos apoiados por ele forem eleitos, as portas do Governo do Estado estarão mais abertas. Chamou a atenção a pouca adesão a visita de Jorginho a Araranguá, maior colégio eleitoral da região. Isto acaba sendo um indicativo do esvaziamento da candidatura à prefeitura da advogada Andresa Ribeiro (PL), que não conseguiu compor uma coligação robusta para disputar as eleições municipais deste ano.
- Legislação eleitoral prevê que a partir de hoje, até o dia da eleição, os eleitores brasileiros não poderão ser presos, salvo em situação de flagrante delito. Este mesmo expediente já estava em vigor para os candidatos que disputam as eleições municipais deste ano desde o último dia 21 de agosto. Já na quinta-feira, dia 3, é o ultimo dia para que os candidatos promovam comícios. Quinta-feira também é o último dia de veiculação da propaganda eleitoral em rádio e televisão. Já no sábado, às 22h, se encerra qualquer tipo de manifestação de campanha. No domingo, dia 6, às 8h, as urnas estarão a disposição do eleitor para a votação. O primeiro voto é para vereador e o segundo para prefeito. A votação se encerra às 17h.