ROLANDO CHRISTIAN COELHO | Democratas prospecta três nomes a estadual

Motinha, Jorginho e Ricardo Ghellere são cotados para disputar a Assembleia Legislativa pelo Democratas
Publicidade

O Democratas de nossa região, partido que em nível estadual poderá ter o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, como candidato ao Governo do Estado, está prospectando três nomes para a disputa a Assembleia Legislativa no ano que vem.

Preliminarmente, as conversações neste sentido estão se dando com o ex-vereador araranguaense Marco Antônio Mota, o Motinha (MDB), com o vereador do mesmo município, Jorge Luiz Pereira (PP), e com o advogado Ricardo Guellere, que disputou o executivo da Cidade das Avenidas ano passado pelo PRTB.

Todas as conversas que vem acontecendo são meramente preliminares, mas há a possibilidade que qualquer um dos três de fato se filie ao Democratas para a disputa. Há, no entanto, uma disposição nitidamente bem mais aflorada por parte de Ricardo Ghellere para o embate que se avizinha.

Publicidade

Há de se ressaltar que existem negociações em andamento que poderão convergir com o Democratas compondo com o MDB para a disputa estadual do ano que vem. Neste cenário, o MDB indicaria o candidato ao Governo do Estado e o Democratas, através de Gean Loureiro, seria o vice. Esta dobradinha ampliaria em muito a base de apoio a um candidato a estadual pelo partido aqui no Extremo Sul, fazendo com que ele ficasse bem mais evidenciado do que uma mera candidatura autoral.

MDB entra oficialmente no governo de Kekinha

Prefeito de Balneário Gaivota, Kekinha dos Santos (PSDB), nomeou, já nos primeiros dias do mês, Rejane Martins para ocupar a Secretaria de Indústria e Comércio, e Fernando Ferreira, o Chimia, para ocupar a Secretaria de Turismo e Esporte.

A nomeação de Rejane estava confirmada para o dia 1º de julho, mas a de Chimia deveria acontecer somente em setembro. A demanda da pasta, no entanto, acabou fazendo com que a nomeação fosse adiantada. Ambos novos secretários são uma indicação do MDB, partido que passa a fazer parte oficialmente do governo municipal a partir de agora.

Zé Milton sugere cautela em relação a Serra do Faxinal

Diante da empolgação do secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, em relação a retomada as obras de pavimentação da Serra do Faxinal, o deputado estadual José Milton Scheffer (PP) tem sugerido cautela. Thiago tem defendido a tese que o novo edital de licitação da Serra poderá ser lançado ainda em julho.

Para Zé Milton, em que pese todos os esforços do Governo do Estado neste sentido, o ideal é que qualquer anúncio somente seja feito após a liberação das licenças ambientais por parte dos órgãos federais, o que ainda não ocorreu. “A gente já passou por tudo isto e sabe como esta questão é burocrática. O mais prudente é resolvermos, antes de qualquer coisa, as questões de ordem ambiental”, diz o parlamentar.

César Césa investirá R$ 5 milhões em reformas de escolas

Prefeito de Araranguá, César Cesa (MDB), diz que pretende lançar um grande pacote de obras ligado a reforma de escolas municipais neste segundo semestre. De acordo com ele, os investimentos poderão chegar a R$ 5 milhões, o que resolveria todos os problemas estruturais mais relevantes neste setor da gestão pública.

Vazamentos hidráulicos, banheiros entupidos, goteiras, pisos soltos, paredes rachadas, e por aí a fora, estão entre as principais demandas dos educandários da Cidade das Avenidas. Diga-se de passagem, as reclamações neste setor se estendem há vários anos.

Prefeitos que não investirem desde já correm risco em 2024

Prefeitos que estão segurando investimentos com dinheiro em caixa estão perdendo, e muito. Informação é o do diretor da Plano Pesquisas, Flávio Mafra, empresa que atua em todo o Estado, mas preferencialmente no Sul catarinense e na Grande Florianópolis.

De acordo com ele, as populações de todos os municípios não estão mais caindo na velha anedota de que no primeiro ano de governo os prefeitos não precisam mostrar serviço. “A realidade hoje em dia é outra.

Os percentuais de pesquisa mostram que os prefeitos já começam a ser avaliados desde o primeiro dia de gestão. Quanto mais atrasam as realizações, mais dificuldades têm de empolgar a população, e os riscos de derrota em um próximo pleito aumentam de forma significativa”, comenta Flávio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui