A entrada efetiva do MDB no Governo de Jorginho Mello (PL) não deixa margem para dúvidas que o partido caminha a passos largos para indicar seu candidato a vice na eleição do ano que vem. Os emedebistas mantiveram a Secretaria de Estado da Infraestrutura, através do deputado estadual Jerry Comper, e ampliaram sua participação na gestão estadual, através do deputado federal Carlos Chiodini, que passou a comandar a Secretaria da Agricultura e Pecuária; do deputado estadual Emerson Stein, que passou a comandar a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde; e também através de Jeferson Ramos Batista, que passou a presidir a Fesporte, tendo sido ele uma indicação do deputado estadual Fernando Krelling.
Ao ser elencado para uma Secretaria de Estado, o deputado Emerson Stein abriu vaga para que a segunda suplente do partido à Assembleia Legislativa, Rose Maldaner, que é esposa do ex-deputado federal e ex-presidente estadual do MDB, Celso Maldaner, ocupe uma vaga no parlamento catarinense. A amarra entre Jorginho e o MDB vai um pouco além. Ele também entregou a indicação dos presidentes da Cidasc e da Epagri ao partido, algo que não era sequer cogitado numa primeira rodada de negociações.
O fato de Rose Maldaner se tornar deputada não se dá ao acaso. É que Celso Mandaner é do mesmo grupo político, dentro do MDB, ao qual pertencem também Carlos Chiodini, e os deputados estaduais Antídio Lunelli e Emerson Stein, que assumiu a pasta do Meio Ambiente. Trata-se da chamada direita do partido, que, em 2022 não conseguiu emplacar Antídio como candidato ao governo, e nem tampouco como candidato a vice do então governador Carlos Moisés da Silva (Rep).
Ao chamar Chiodini para a Agricultura e Pecuária, contemplar Stein no primeiro escalão, e alçar Rose a condição de deputada, Jorginho visa fortalecer esta ala do partido, que, a bem da verdade, hoje já dá as cartas dentro do MDB. Pela configuração do cenário, está bastante claro que o governador almeja ter Antídio Lunelli como seu candidato a vice, o que provavelmente acabará se concretizando.
Finais
- Deputado federal Luiz Fernando Vampiro (MDB), que assumiu uma cadeira na Câmara Federal graças a nomeação de Carlos Chiodini para a Secretaria de Agricultura e Pecuária, está de namoro com o PSD. Sua intenção, no entanto, não é a de disputar a reeleição, e sim a de ser candidato a deputado estadual pelo partido. Por óbvio que esta vaga já esta reservada ao deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD). Todavia, Vampiro nutre a esperança que Júlio disputará a Câmara Federal ano que vem, o que abriria espaço para que alguém filiado ao PSD postulasse uma candidatura a estadual pela região de Criciúma. Em relação ao futuro de Júlio, dependendo com quem se fale dentro da cúpula do partido, a resposta é uma, ou outra. Uns acreditam que ele concorrerá novamente a estadual e outros têm como certa sua candidatura a federal. O fato é que, ao que parece, nem o próprio Júlio sabe ainda o que o futuro político lhe reserva.
- Deputada federal Júlia Zanatta (PL) apresentou Projeto de Decreto Legislativo na Câmara dos Deputados visando suspender a restrição à captura de tainha na modalidade de arrasto de praia. Tal restrição foi estabelecida por uma Portaria Interministerial, do Governo Federal. A medida, que impõe um limite a pesca da tainha pelos pescadores artesanais, de acordo com a parlamentar é uma ameaça à liberdade econômica e uma afronta às tradições culturais locais. Júlia Zanatta argumenta que a limitação é discriminatória, pois se aplica apenas a Santa Catarina. De acordo com a Portaria, a totalidade dos pescadores de nosso Estado poderá pescar neste ano apenas 1.100 Toneladas de tainha através da pesca de arrasto de praia, que é a mais comum entre os pescadores artesanais. No ano passado, por exemplo, foram pescadas 2 mil Toneladas nesta modalidade. Esta é a primeira vez na história do Brasil que os pescadores artesanais terão um limite de tainha para pescar.