Deputado estadual Júlio Garcia (PSD) retornou ao comando da Assembleia Legislativa de Santa Catarina pela quarta vez, no último sábado, depois de receber 37, dos 40 votos dos parlamentares estaduais. Dois deputados não estiveram presentes na sessão que o elegeu, e o deputado Carlos Henrique de Lima, o Sargento Lima (PL), se absteve de votar. Suas outras três eleições para a presidência aconteceram em 2007, 2009 e 2019.
Cumprindo seu sétimo mandato como deputado estadual, o parlamentar conseguiu reunir gregos e troianos em uma única chapa para compor os cargos da Mesa Diretora da Assembleia. O cargo de vice-presidente do parlamento catarinense será ocupado pelo deputado estadual Fernando Krelling (MDB). Já os cargos de primeiro, segundo, terceiro e quarto secretário serão ocupados respectivamente pela deputada Ana Campagnolo (PL), Marcos da Rosa (União Brasil), Lucas Neves (Podemos) e Oscar Gutz (PL).
A eleição de Júlio Garcia para o comando da Assembleia irá estreitar, em muito, a relação da bancada dos deputados estaduais do Sul do Estado com o governador Jorginho Mello (PL). Ao lado de José Milton Scheffer (PP), Tiago Zilli (MDB), Rodrigo Minotto (PDT), Volnei Weber (MDB) e Pepê Colaço (PP), Júlio é um dos seis parlamentares estaduais que representam as demandas da região Sul no legislativo catarinense.
Nascido em Florianópolis, Júlio é radicado eleitoralmente em Criciúma. Sua carreira profissional foi iniciada no antigo Banco do Estado de Santa Catarina, o Besc, onde atuou como bancário e técnico em contabilidade. Em 1983 foi promovido ao cargo de diretor de Crédito Geral e Câmbio do banco, mas logo em seguida migrou para o Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina o Badesc, e na sequência para a Casan.
Sua trajetória política começou em 1986, quando foi eleito deputado estadual pelo PFL. Durante seu primeiro mandato na Assembleia, participou da elaboração da Constituição do Estado de 1989. Júlio também disputou e venceu as eleições para deputado em 1990, 1998, 2002, 2006, 2018 e 2022.
Em outubro de 2005, ele assumiu interinamente o Governo do Estado por 12 dias, durante os quais sancionou uma lei que destina 1% do Fundosocial às APAES de Santa Catarina, beneficiando mais de 19 mil alunos atendidos por 185 unidades da instituição.
Em setembro de 2009, renunciou ao cargo de deputado para se tornar conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, presidindo a instituição entre 2014 e 2015, aposentando-se em 2017.
Depois de quase uma década fora da política, Júlio retornou em 2018, sendo novamente eleito deputado estadual pelo PSD, sagrando-se o mais votado de seu partido na ocasião.
Atualmente, exercendo seu sétimo mandato na Assembleia Legislativa, ele preside a Escola do Legislativo Catarinense e também integra as Comissões Permanentes de Pesca e Aquicultura, Turismo e Meio Ambiente, e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Finais
- Ao contrário do que aconteceu em 2023, neste ano o governador Jorginho Mello (PL) não nutriu nenhum esforço para derrotar a articulação que foi desencadeada por Júlio Garcia para sua própria eleição. Em princípio, o fiel da balança para eleger um presidente da Assembleia Legislativa, que não fosse Júlio, seriam os seis deputados do MDB. Todavia, os deputados emedebistas ficaram esperando um aceno de Jorginho para eleger um dos seus, e Jorginho ficou esperando um aceno do MDB para eleger um deputado do PL. Como nenhuma coisa, nem outra, aconteceu, os parlamentares emedebistas aderiram à candidatura de Júlio Garcia, já que foi ele quem orquestrou a eleição do deputado Mauro de Nadal (MDB) para comandar o parlamento no último mandato.
- O município de São João do Sul recebeu uma emenda de R$ 1,2 milhão, destinada pelo deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) para a recuperação de estradas e pavimentação de vias públicas. A entrega da emenda foi realizada em uma reunião no gabinete do prefeito Alex Bianchin (PP). Na ocasião estiveram presentes o vice-prefeito Ismael Sant’Ana (PSD), o vereador Vagner Valim (PDT) e de representantes do PDT da região. Rodrigo Minotto ressaltou a importância da parceria entre deputados e prefeitos, afirmando que essa colaboração é crucial para trazer melhorias à vida da população. Ele manifestou sua confiança no trabalho do prefeito Alex, que já foi seu assessor. Por sua vez, o prefeito agradeceu a destinação dos recursos, sublinhando que a emenda será vital para a manutenção e ampliação da malha viária do município.