Setor atua com grupos em seis frentes, com ações direcionadas a aspectos físicos e psicológicos, entre eles o de Caminhada. Inscrições podem ser feitas em todas as unidades de saúde (Central, Vila São Cristóvão, Vila Maria, Peroba e Vila Nova)
Santa Rosa do Sul
Realizando encontros semanais, a secretaria municipal de Saúde de Santa Rosa do Sul está trabalhando intensivamente para promover ações preventivas junto à população. São grupos direcionados a públicos específicos e abertos aos interessados, de forma gratuita.
Contando com equipes multiprofissionais, os chamados Grupos de Ações Preventivas estão sendo desenvolvidos e disponíveis à população sulsantarosense. “Com exceção do Grupo de Combate ao Tabagismo, que encerrou seus encontros nesta semana e devemos reabrir um outro em breve, todos os demais estão sendo desenvolvidos no município”, explica Janaini Silveira, secretária municipal de Saúde.
Além do Tabagismo, outros cinco grupos de ações preventivas fazem parte das atividades da Saúde municipal.
Segundo Janaini, o Grupo de Reeducação Alimentar promove encontros às sextas-feiras e inscrições podem ser feitas no setor de agendamentos do Posto de Saúde Central.
Já para o Grupo de Caminhada, que também é destinado à população em geral, as inscrições podem ser feitas em todas as unidades de saúde (Central, Vila São Cristóvão, Vila Maria, Peroba e Vila Nova). O Grupo de Ansiedade e Depressão é aberto a pacientes que participam da Ament (Ambulatório Especializado em Saúde Mental).
O Grupo de Dor Crônica é destinado a atender exclusivamente os pacientes que precisam de fisioterapia; enquanto o Grupo de Atividades Físicas integra o projeto Cuidar de Quem Cuida, formado por profissionais de Saúde. “A respeito de quaisquer destes grupos, os interessados podem procurar informações junto às unidades de Saúde. Estamos frequentemente promovendo ações que visam a prevenção de doenças e melhora da qualidade de vida da nossa população”, afirma a secretária.