MDB, Progressistas e PSD, as três legendas mais tradicionais da política de nossa região, elegeram 70% das 147 cadeiras legislativas, distribuídas nos 15 municípios aqui do Extremo Sul Catarinense. O MDB emplacou 46 vereadores, o Progressistas 36 e o PSD 24. O PL e o PSDB também não fizeram feio. Os liberais elegeram 18 vereadores e os tucanos 15. União Brasil e Republicanos elegeram quatro cada um, e o PDT, PRD, Novo e Podemos elegeram um vereador cada.
Araranguá foi o município em que o MDB se saiu melhor nas urnas. Além de reeleger o prefeito César Cesa, a legenda também emplacou cinco vereadores na Câmara Municipal. Em Sombrio, o partido também saiu fortalecido das urnas, por conta da reeleição da prefeita Gislaine Dias da Cunha, e também pela eleição de quatro vereadores.
O Progressistas, por sua vez, elegeu cinco vereadores em Turvo, e a partir de janeiro terá o controle total do legislativo, já que o município possui nove cadeiras na Câmara. No entanto, o partido não emplacou seu candidato a prefeito. Já em Balneário Arroio do Silva e em Timbé do Sul, a legenda elegeu o prefeito e também quatro vereadores.
Terceiro colocado nas eleições legislativas da região, o PSD colheu seus melhores resultados em Balneário Arroio do Silva e em Maracajá, onde elegeu quatro vereadores; e em Araranguá, onde elegeu três.
O PL obteve seu melhor resultado legislativo em Meleiro, onde elegeu três vereadores, e em Sombrio, Ermo e Morro Grande, onde elegeu dois. Já o PSDB teve seus melhores resultados legislativos em Balneário Gaivota, onde elegeu quatro vereadores, e em Santa Rosa do Sul, onde elegeu três.
Dos quatro vereadores eleitos pelo União Brasil na região, dois foram em Araranguá, um em Balneário Gaivota e um em Maracajá. Por sua vez, o Republicanos, que também elegeu quatro vereadores, emplacou três em Araranguá e um em Ermo.
Estreante na política regional, o PRD elegeu um vereador em Balneário Gaivota. De igual modo, o Partido Novo elegeu um em Passo de Torres, e o Podemos um em Morro Grande.
Dentre os 147 vereadores eleitos aqui no Extremo Sul Catarinense, apenas um é de esquerda, filiado ao PDT de São João do Sul. Os demais 146 vereadores são de centro, direita, ou extrema direita.
Finais
- O PT disputou as prefeituras de Araranguá, Sombrio, Balneário Gaivota, Passo de Torres e Ermo. O partido também indicou o vice do MDB em Praia Grande. A legenda do presidente Lula da Silva, no entanto, não emplacou nenhum candidato majoritário, como também não elegeu vereadores. Os partidos de esquerda, de um modo geral, foram muito mal votados aqui no Extremo Sul Catarinense, e, pela média, não conseguiram atingir nem 2% dos eleitores. Torna-se latente a necessidade de que tais legendas com esta tendência ideológica repensem suas estratégias políticas, a forma de se comunicar com a sociedade, e, especialmente, reformule suas propostas, as sintonizando mais com o pensamento médio da população. Observe que em um universo de 172 mil eleitores em nossa região, a esquerda elegeu apenas um vereador, em São João do Sul.
- Por falar em partidos de esquerda, o PT de Balneário Gaivota, que disputou a eleição deste ano com chapa majoritária pura, como também com candidatos a vereador, emitiu nota reconhecendo o resultado das eleições do último domingo, que confirmou a reeleição do prefeito Kekinha dos Santos (PSDB), e de seu vice, Jonatã Coelho (PL). O comando do partido também manifestou seu desejo de sucesso aos gestores que assumirão em janeiro, e solicitou atenção especial ao desenvolvimento de ações que priorizem as classes menos favorecidas. Os petistas também se disseram prontos para contribuir com iniciativas que promovam o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos gaivotenses, além de ressaltar que estarão atentos para cobrar do governo municipal iniciativas ligadas ao bem comum.