Progressistas é o partido de nossa região com a maior quantidade de candidaturas majoritárias nas eleições municipais deste ano: são nove candidaturas a prefeito e sete a vice-prefeito. O MDB vem na segunda colocação, também com nove candidaturas a prefeito, mas com apenas cinco a vice-prefeito. O PL, que debuta sob a égide bolsonarista nas eleições municipais, terá oito candidatos a prefeito e cinco candidatos a vice-prefeito em nossa região. Já o PT, que é o principal antagonista do PL, conseguiu reunir forças para lançar apenas cinco candidaturas a prefeito e quatro a vice-prefeito. A intenção inicial do partido era ter pelo menos a mesma quantidade de candidaturas dos liberais.
Em uma zona intermediárias aparecem o PSDB e o PSD. O PSDB terá quatro candidatos a prefeito, dois deles disputando a reeleição. Os tucanos também terão quatro candidatos a vice-prefeito. O PSD, por sua vez, terá três candidatos a prefeito, mas disputará sete vice-prefeituras.
Outros oito partidos também terão candidaturas majoritárias em nossa região. Partido Novo, Solidariedade, PDT, Podemos e União Brasil terão um candidato a prefeito cada qual. Eles terão a mesma quantidade de candidatos a vice-prefeito, pois em todos os casos concorrerão com chapa pura. Já o Psol terá dois candidatos a vice-prefeito e o Republicanos terá um candidato a vice-prefeito.
Notadamente, Progressistas e MDB se mantêm como as duas principais legendas aqui do Extremo Sul Catarinense, mas há de se ressaltar o crescimento do PL, que quer enfrentar 2024 para ficar entre os grandes, não somente em nossa região, mas em todo o Estado, insuflado, principalmente, pelos ânimos do governador Jorginho Mello (PL), e pela retórica bolsonarista.
Dos principais partidos, o que se observa é um decréscimo do PSD, que já chegou a eleger cinco prefeito em nossa região. Em que pese as três candidaturas a prefeito e as sete a vice, o fato é que o partido de Júlio Garcia já não é mais o mesmo de outrora.
Finais
- Corrida eleitoral deste ano começou com nove ex-prefeitos trabalhando para viabilizar mais uma vez suas candidaturas ao comando dos Executivos, de seus respectivos municípios, mas, no final das contas, somente cinco conseguiram este intento. São os casos de Heriberto Afonso Schmidt (MDB), que já administrou Turvo em três ocasiões, de Antônio Carlos de Oliveira, o Cacaio (PP), que já administrou Maracajá em duas ocasiões, como também de Ênio Zuchinalli (Podemos), em Morro Grande, de Nelson Cardoso de Oliveira (PSD), em Santa Rosa do Sul, e de Alex Biachin (PP), de São João do Sul, todos também com dois mandatos de prefeito. Há de se ressaltar, ainda, que o ex-prefeito de Ermo, Zica Cadorin (PSD), concorrerá ao cargo de vice-prefeito, dentro do projeto de reeleição do prefeito Paulo Della Vechia, o Paulinho (PL).
- Três candidatos majoritários de 2020 estão de volta à ribalta, na eleição deste ano. Emerson Lazzaron, que disputou o comando da Prefeitura de Balneário Gaivota na eleição passada pelo Avante, agora disputará o mesmo cargo pelo PT. Em Praia Grande, Adelírio Monteiro (MDB), que também disputou o comando da prefeitura em 2020, será novamente candidato a prefeito. Há ainda o caso de Antônio Silveira Machado Júnior, o Tonhão (PL), que na eleição passada foi candidato a prefeito de Passo de Torres, e que neste ano concorrerá como candidato a vice-prefeito, na chapa encabeçada por Emerson Cardoso Kijillin, o Fom (MDB). Vários outros ensaiaram uma nova disputa, mas declinaram dela, como é o caso de Vitor Hugo Coral (PP), em Meleiro, Wagner da Rosa (MDB), em Maracajá, e Paulo Claudino, em São João do Sul.