Com o deputado estadual José Milton Scheffer dando cada vez mais a entender que disputará a Câmara Federal pelo Progressistas, o PSD deverá abrir conversações com o ex-deputado federal Jorge Boeira, objetivando tê-lo em seus quadros para uma disputa à Câmara Baixa ano que vem.
Boeira, que não disputou a reeleição pelo Progressistas em 2018, voltou ao cenário político eleitoral em 2022 como candidato ao Governo do Estado pelo PDT, mas já no ano seguinte deixou o partido. Em contato com a imprensa no segundo semestre do ano passado, ele não descartou a possibilidade de voltar a ribalta eleitoral, mas sem explicitar o cargo almejado.
As candidaturas majoritárias, como se sabe, já possuem seus respectivos donos, e os espaços ainda abertos estão ligados diretamente à pretensões pela Assembleia Legislativa e pela Câmara Federal, sendo justamente este o possível ponto de convergência entre o PSD e Jorge Boeira.
Vale lembrar que o ex-deputado já foi filiado ao PSD, mas permaneceu pouco tempo filiado ao partido por desentendimentos, de ordem administrativa, com o então governador Raimundo Colombo (PSD). Basicamente, Boeira havia condicionado sua filiação ao PSD a abertura de um polo da Udesc, a Universidade do Estado de Santa Catarina, em Criciúma. Colombo teria se comprometido com esta ação, mas acabou não a concretizando, o que fez com que Boeira deixasse o PSD.
Isto, no entanto, são águas passadas, principalmente porque quem dá as cartas no PSD do Sul do Estado é o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, e não Raimundo Colombo. Se Boeira e Júlio se acertarem, tudo o mais estará acertado.
Finais
- Ontem, o governador Jorginho Mello (PL) recebeu oficialmente a nominata dos candidatos escolhidos pelos procuradores e promotores do Ministério Público de Santa Catarina, para que um deles seja indicado para o cargo de Procurador-Geral de Justiça. A disputa interna, marcada por rivalidades acirradas, colocou o atual Procurador-Geral, Fábio Trajano, como o favorito para continuar à frente da instituição por mais dois anos, mas com pouca diferença de votos em relação a segunda colocada, a promotora de justiça Vanessa Cavalazzi. Computados os votos, Fábio Trajano obteve 292 e Vanessa 261. Jorginho Mello pode escolher qualquer um dos dois para ficar a frente do Ministério Público estadual, mas, tradicionalmente, o mais votado pelos procuradores e promotores acaba sendo o escolhido, que no caso, foi o atual Procurador. Fábio descende da família Trajano de Santa Rosa do Sul. Ele é filho de Altamiro Trajano, que já foi juiz de Direito. Também é sobrinho-neto de Pedro Alberto Trajano, e primo de Francisco de Assis Trajano, o Chico da Caixa, que já disputaram a prefeitura de Sombrio em distintas eleições passadas.
- Ontem também, Jorginho Mello deu posse a seis novos integrantes do primeiro escalão de seu governo. O deputado federal Carlos Chiodini (MDB) assumiu o comando da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária. Além dele, o deputado estadual Emerson Stein (MDB) assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Economia Verde, enquanto Danielle Amorim Silva foi nomeada para comandar a Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social. Esta pasta passou a contar também com Leandro Lisboa de Melo como Secretário Adjunto. Por sua vez, a Controladoria-Geral do Estado passou a ser dirigida pelo coronel Freibergue Rubem do Nascimento. Já a Fesporte passou a ser comandada por Jeferson Ramos Batista. Com a posse de Carlos Chiodini como Secretário de Estado, sua vaga na Câmara Federal passou a ser ocupada pelo primeiro suplente do MDB, o criciumense Luiz Fernando Vampiro. Por ora, o Sul do Estado tem no Congresso Nacional cinco, dos 16 deputados federais catarinenses. Além de Vampiro; Júlia Zanatta, Daniel Freitas e Ricardo Guidi, do PL, e Geovânia de Sá, do PSDB, representam nossa mesorregião em Brasília.