Justiça Eleitoral da Comarca de Sombrio indeferiu o requerimento de registro de candidatura a vereador do ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Balneário Gaivota, Fernando Gonçalves Batista, o Fernando do Tide (PSD), que foi cassado por seis votos a dois, pelo legislativo municipal, por quebra de decoro parlamentar, no dia 28 de junho deste ano. Mesmo com a legislação eleitoral prevendo que políticos cassados ficam automaticamente inelegíveis, por um período de até oito anos, Fernando solicitou o registro de sua candidatura através do PSD, partido que tem o empresário Fabiano Albino, o Fabinho da Fabsul, como candidato a prefeito. O ex-vereador alegou inconsistências no processo legislativo que levou a sua cassação, com ênfase na suposta falta de direito à ampla defesa. A Justiça Eleitoral, no entanto, se deteve a analisar o fato concreto, que dá conta que o ex-vereador foi efetivamente cassado, e, por isto, não poderia disputar às eleições municipais deste ano.
Em nossa região, outros três candidatos estão recorrendo ao Tribunal Regional Eleitoral, para manter seu direito de concorrer nas eleições deste ano. Dois são candidatos legislativos, respectivamente em Balneário Gaivota e Ermo, e um, executivo, em Sombrio.
Neste caso específico, trata-se do pedido de registro de candidatura de Carlos Sérgio de Fáveri, o Carlinho (PT), que teria sido filiado de forma intempestiva a seu partido, e, por conta disto, teve seu requerimento de registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral da Comarca de Sombrio. Todos os candidatos continuam fazendo campanha normalmente, a espera da decisão do Tribunal Regional Eleitoral, em Florianópolis. Mesmo que o TRE negue o registro, ainda há a possibilidade de recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.