A CBJJE – Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo, promove, todos os anos o Mundial de Jiu-Jitsu, na cidade de São Paulo, SP. Em 2023, a competição será entre os dias 24 e 27 de novembro, no Ginásio do Ibirapuera. Nesta edição, o campeonato contará com a participação do atleta quaraiense – nascido em Quaraí, RS -, Tiago Lima, sombriense de coração. “Eu amo Sombrio, sempre digo que sou cataúcho. Tudo que eu sou hoje, a pessoa que me tornei, é resultado do meu tempo em Sombrio”.
Lima treina na academia Rilion Gracie e foi convocado por pontuação, na faixa preta até 70kg e vai lutar no jiu-jitsu e no parajiu-jitsu (classe N – devido a deficiência abaixo da cintura), representando o Estado de Santa Catarina. “O jiu-jitsu e o parajiu-jitsu me deram incentivo para não desistir e seguir em frente. Através da minha lesão, as coisas aconteceram para o meu bem”, conta.
Ainda sobre Sombrio, o atleta diz que além das suas duas filhas – de quem vai matar a saudade no feriadão de 15/11 -, sente muita saudade da rosca de polvilho e, claro, de seus amigos.
Tiago conta que precisa chegar alguns dias antes da competição, para fazer exames e antidoping e que até o momento conseguiu apoio para as passagens de ônibus até São Paulo, mas segue em busca de patrocínio de empresas para alimentação e hospedagem.
Ele é atleta de sucesso e conta com diversas premiações, entre elas, a de campeão Grand Slam 2019, campeão AJP INTL PRO 2020, campeão Gramado PRO 2021, campeão Copa Prime 2022 e Sul-Americano 2023.