Desde o Ipiranga, no final dos anos 80 e início dos anos 90, Sombrio não tinha representante na primeira divisão do Campeonato Regional da Larm, a Liga Atlética da Região Mineira. A competição é a mais forte e tradicional do futebol não profissional do Sul do país e em 2022 terá seu nome no símbolo do 6Caneco Futebol Clube, que conquistou o acesso à primeira divisão em 2021, sendo vice-campeão da série B.
A equipe que traz de volta a cidade para a elite do futebol amador de Santa Catarina mandará seus jogos no Estádio Municipal Antônio Sant’Helena, bairro Parque das Avenidas, onde o Sombrio Esporte Clube mandou seus jogos como profissional, de 92 a 97, sendo uma derivação exatamente do Ipiranga, que teve como maior sucesso um vice-campeonato da Larm. Aliás, o próprio Ipiranga bateu na trave, sendo vice-campeão da série B da Larm em um ano que só campeão e vice subiam de divisão.
“Quando subimos e vimos a grandeza do que estávamos fazendo, representando o município, representando todo nosso futebol amador, que tem um Municipal com 40 times, sendo o maior do estado, que tem uma Liga independente, que organiza outra competição só com jogadores da casa. Vimos também a necessidade de trazermos tudo isso mais para dentro, para que a comunidade entenda, junto de nós, que estamos numa competição gigante e que precisamos de todos ao nosso lado, na torcida”, comenta o presidente da Associação Cultural e Esportiva 6Caneco, Douglas Menegheti, o Palola, que também é o técnico do time.
A Prefeitura de Sombrio apoiará a equipe com o estádio e a formação do time Sub18, obrigação para os times inscritos na primeira divisão da competição. “Estamos apoiando o esporte em todas as suas frentes e recebemos os meninos do 6caneco aqui, conhecemos o projeto, a organização que é. Não deixamos ninguém para trás, mas também soubemos entender o tamanho deste feito, que é fazer com que a cidade que mais apoia o esporte esteja em destaque também num campeonato tão forte”, reforça a prefeita Gislaine Cunha.
As mudanças feitas pelo clube para disputa do Regional da Larm passaram pelo nome do time, que agora será 6Caneco/Sombrio, o símbolo, que além de receber o nome da cidade, terá nas suas três estrelas as cores verde, vermelha e amarela, cores da bandeira do município. A mudança foi apresentada em um vídeo postado no Instagram do 6Caneco, em que pontos como a Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, a Rua Coberta e o Estádio Antônio Sant’Helena são demonstrados como pontos de referência sombrienses.
Estreia longe de casa
A estreia do 6Caneco/Sombrio será neste sábado, dia 6, em Içara, contra o time da casa que leva o nome de sua cidade e é o campeão da segunda divisão de 2021, exatamente em cima do time sombriense.
O jogo em casa está agendado para o dia 13, sábado, às 13 horas, com a categoria Sub18 e às 15h30min, com a categoria Livre, diante do Ouro Negro de Forquilhinha.
“Esperamos estádio cheio, tomara que todos nos apoiem, temos jogadores da casa mesclados com bons nomes de fora e vamos em busca de nos manter na primeira divisão, com investimento abaixo dos investimentos dos favoritos, mas com uma vontade do tamanho da expectativa que está de representar Sombrio”, conclui Palola.