A educação municipal de Sombrio inicia 2025 com uma série de metas voltadas à modernização, inclusão e fortalecimento das políticas educacionais, tendo cerca de 4 mil alunos matriculados na rede. O ano letivo começa com uma série de atividades organizadas pela Secretaria de Educação:
10 e 11/02 – Escolha de vagas do processo seletivo;
12/02 – Encerramento das colônias de férias;
13/02 – Planejamento interno nos CEIs e escolas;
14/02 – Formação pedagógica;
17/02 – Início das aulas.
Metas para 2025
Entre as principais ações planejadas para este ano, está a expansão do uso da tecnologia nas salas de aula, com acesso a recursos digitais e fortalecimento do projeto de robótica. A inclusão segue como prioridade, com ampliação da equipe multidisciplinar para atender alunos com necessidades especiais, além da busca por recursos para a criação de um centro de atendimento especializado ou a Casa do Autista de Sombrio.
A entrega de uniformes e materiais escolares para todos os alunos também está garantida, além da disponibilização de apostilas da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. O incentivo ao esporte será reforçado com a aquisição de novos materiais para as aulas de Educação Física e ampliação dos projetos extracurriculares, incluindo esportes, artes e música. O transporte escolar dos estudantes universitários também receberá apoio da prefeitura.
Na área de infraestrutura, estão previstas a reforma do CEI Criança Feliz (Raizeira), a ampliação da Escola Antônio Stuart, incluindo melhorias no trânsito de ônibus escolares e reestruturação do parquinho, além da reforma do CEI Pequeno Polegar, no bairro Januária, para a criação de novas vagas. A construção do novo CEI no bairro Guarita ampliará ainda mais a oferta na educação infantil. A revitalização da entrada do CEI Sombrio Criança – CAIC e da Escola Nilza Matos Pereira – CAIC também está no planejamento.
A modernização das bibliotecas escolares, aquisição de brinquedos educativos e renovação do mobiliário escolar visam garantir mais conforto e qualidade no aprendizado. A Secretaria de Educação também contará com novo veículo e melhorias no espaço administrativo, incluindo a climatização do ambiente e um local adequado para armazenamento da merenda escolar.
Além disso, os professores terão acesso a formações continuadas, com foco em metodologias ativas e inovação pedagógica, além de capacitação específica para merendeiras e serviços gerais em março.