Com ventania, descargas elétricas e muita chuva, os temporais do fim de semana causaram prejuízos e derrubaram árvores e postes na região, além de assustar alguns moradores.
Em Meleiro, na noite de sábado, dia 5, um temporal atingiu um galpão de armazenamento na localidade de Sanga Grande, arrancando o telhado da edificação. No local, que funciona em uma mineradora de argila, havia bags de argila, caminhões e máquinas, que foram avariados durante o temporal.
Nesta segunda-feira, dia 7, Meleiro foi novamente atingido por fortes ventos e chuva, assim como Jacinto Machado, São João do Sul, Balneário Gaivota e Sombrio, entre outros municípios da região. Pelo menos uma empresa, localizada, as margens da SC 447, em Meleiro, teve sua estrutura derrubada pelo vento na tarde desta segunda.
Também na tarde de segunda-feira, algumas localidades de Maracajá ficaram sem luz.
Já na tarde deste domingo, uma nova tempestade caiu na região, atingindo, com mais força, desta vez, os municípios de Turvo e Ermo.
Por volta das 15h10min, o Corpo de Bombeiros foi acionado para ajudar na remoção de cinco árvores, duas delas de grande porte, que caíram sobre a pista da BR 285. O trânsito ficou lento nos dois sentidos até o fim da operação dos socorristas.
A Defesa Civil estadual chegou a emitir dois avisos, no sábado, para o mau tempo na região, advertindo para o risco de temporal com raios, rajadas de vento e granizo para Araranguá, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, Sombrio, São João do Sul, Timbé do Sul e Turvo. Durante o fim de semana, o órgão continuou monitorando os estragos.
De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, o fim do verão será de muitos temporais, principalmente na primeira quinzena de março, quando haverá a passagem de pelo menos duas frentes frias, além da influência de áreas de baixa pressão e convecção isolada associada ao calor no decorrer do dia. O fim do mês terá dias com grandes acumulados de chuva em curtos espaços de tempo, condição que diminui com a chegada de abril. Os acumulados no quarto mês do ano deve variar de 150 a 210 mm no Litoral do Estado.
Energia elétrica também é danificada
Devido aos fortes ventos e chuva intensa neste primeiro fim de semana de março, aconteceram mais de 100 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica. A Cersul enviou nota informando que colocou oito equipes em campo para restabelecer o fornecimento de energia elétrica.
As ocorrências mais comuns foram em virtude da proximidade de árvores junto a rede de energia. Com a queda da árvore aconteceram estragos na rede.
As situações ocorreram em Ermo, Turvo e alguns pontos isolados de Morro Grande.