Na última segunda-feira (8), o município de Timbé do Sul participou de uma audiência oficial junto à Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, com o objetivo de protocolar demandas estratégicas relacionadas à prevenção de desastres e ao enfrentamento de adversidades climáticas.
A comitiva local foi composta pelo prefeito Vilmar Maffiolette, pelo vereador Elias Makar, pelo coordenador municipal de Defesa e Proteção Civil, Evandro F. Amandio, e pelo presidente do Colegiado da Proteção e Defesa Civil da AMESC, Higor Pereira. Eles foram recebidos pelo secretário estadual da Defesa Civil, Mário Hildebrandt.
Durante a reunião, o prefeito Vilmar apresentou um panorama das principais necessidades do município, destacando a urgência em ampliar obras de contenção e infraestrutura voltadas à proteção de áreas sensíveis. “Timbé do Sul tem investido fortemente em ações de prevenção e mitigação nos últimos anos, o que já proporcionou mais segurança à população e favoreceu o aumento do turismo local. Nossa intenção é seguir firmes nessa direção”, afirmou o gestor.
Os representantes da Defesa Civil Estadual acolheram os pleitos e se comprometeram a avaliar as solicitações dentro do planejamento estadual de prevenção e resposta a eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes na região sul do estado.
A articulação evidencia o comprometimento do governo municipal com a segurança da população e o desenvolvimento sustentável do território, reforçando a importância da cooperação entre os entes municipais, regionais e estaduais para construir soluções resilientes diante das mudanças climáticas.