Araranguá
Com o objetivo de aproximar universidade e sociedade civil organizada e debater projetos e ações futuras, a nova direção da UFSC Araranguá se reuniu na semana passada, com a nova gestão da Aciva, a Associação Empresarial de Araranguá e Extremo Sul Catarinense.
Segundo o presidente da Aciva, Alberto Sasso de Sá, o encontro apresentou os projetos que a UFSC pode trazer para a comunidade. “Nossa ideia é desenvolver projetos que envolvam os alunos de escolas públicas, os integrando com atividades que já existem na UFSC”, disse.
O diretor da UFSC Araranguá, Eugênio Simão, explicou que está sendo estudado o formato do projeto, e o objetivo é envolver desde a universidade, até as empresas de Araranguá e região. “Entendemos que uma universidade pública, gratuita e de qualidade é patrimônio de todos nós e precisa ser melhor divulgada na região, para que cada vez mais nossos filhos ingressem em uma universidade que é deles e de todos nós”, comentou Simão.
“Ficou definido que vamos estruturar em conjunto entre Aciva e UFSC todos esses programas, para posteriormente apresentarmos o projeto aos prefeitos da Amesc, e verificar qual cidade tem intenção em participar”, explicou o vice-presidente da Aciva, Edio Kunhasky.
O curso de Medicina também foi tema do encontro. Entre os pontos debatidos, a UFSC informou que precisam ser contratados diversos profissionais entre professores e técnicos para a continuação do curso.
Além disso é necessário que sejam garantidos recursos para a finalização do prédio de Medicina, que está sendo construído no campus Mato Alto, a Aciva se colocou à disposição para pleitear a verba com a UFSC. “Queremos assegurar essa verba o quanto antes, pois o que temos garantido não contempla todas as etapas para que a estrutura esteja pronta para uso”, ressaltou Alberto.