Vacinas contra o coronavírus chegam nos municípios da região

Início oficial da campanha de vacinação contra o Covid-19 em SC será hoje, quando as doses começam a chegar nos municípios - Foto: Diorgenes Pandini/Diário Catarinense
Publicidade

Previsão é de que as vacinas comecem a ser aplicadas hoje em Sombrio, caso as doses sejam repassadas a tempo pelo Governo do Estado e amanhã em Araranguá

Região

O Ministério da Saúde liberou nesta segunda-feira, dia 18, a vacina contra o Covid-19, que deve ser distribuída aos municípios do Estado nesta terça-feira, dia 19.

Em Araranguá, a data prevista para iniciar a vacinação é na quarta-feira, dia 20, segundo informou a assessoria de imprensa. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Cláudia Bertoncini Zanette, Araranguá contará, nesta 1° fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, com uma população alvo estimada em torno de 3.770 pessoas.

Em Sombrio, na etapa inicial, 1.713 pessoas devem receber a vacina, que pode iniciar nesta terça-feira, dia 19, se as vacinas chegarem a tempo.

Receberão a vacina contra o coronavírus na 1ª fase da campanha trabalhadores da saúde, pessoas de 75 anos ou mais e pessoas institucionalizadas (que necessitam de moradia) com 60 anos ou mais.

Araranguá conta com 14 salas de vacina, 29 vacinadores, cinco câmaras conservadoras e 12 geladeiras exclusivas para a vacina. Nesta 1° etapa, foi distribuído para as salas de vacina, 9 mil seringas e agulhas para a vacinação. A vacinação acontecerá em todas as unidades de Saúde de Araranguá, algumas com horário estendido, e terá um drive-thru no bairro Cidade Alta.

Em Sombrio, segundo o Comitê de Vacinação, as vacinas serão feitas nos Postos de Saúde dos bairros São Luiz, São José, Januária, Guarita e Parque das Avenidas, neste último o horário de vacinação deve ser ampliado. Acamados serão vacinados em casa, além de moradores do lar do idoso. O município dispõe do trabalho de sete vacinadoras exclusivas para Covid e a capacidade de vacinação é de 500 doses por dia. Em Sombrio também terá drive-thru para.

Estado recebeu 144 mil doses

Chegaram em Santa Catarina, nesta segunda-feira, as primeiras doses da CoronaVac, vacina contra o Covid-19 do Instituto Butantan feita em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Inicialmente, SC recebe 144 mil doses da vacina, conforme a Secretaria de Estado de Saúde.

O enfermeiro Júlio César Vasconcellos de Azevedo, de 55 anos, morador de Florianópolis, foi o primeiro a receber a vacina contra o coronavírus em solo catarinense às 17h36min desta segunda-feira. O início da vacinação ocorreu no Auditório do Instituto de Cardiologia do Complexo Hospitalar de São José, na Grande Florianópolis. O momento histórico marcou o início da imunização contra a doença que já matou quase 6 mil pessoas no Estado.

O início oficial da campanha de vacinação contra o Covid-19 em Santa Catarina será nesta terça-feira, quando os municípios começarão a receber as doses enviadas pelo governo estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui