O Vaticano estaria preparando o funeral do Papa Francisco, de 88 anos, segundo revelou o jornal britânico The Sun. A publicação afirma que a Guarda Suíça, responsável pela segurança do pontífice, estaria realizando treinamentos para a cerimônia. O Papa enfrenta uma grave pneumonia dupla e teria confessado a assessores próximos que teme não sobreviver à doença.
Fiéis preocupados com a saúde do Papa
Desde que Francisco foi internado na última sexta-feira (14/2) no hospital Gemelli, em Roma, fiéis têm se reunido nos arredores da unidade, demonstrando preocupação com a evolução do seu quadro clínico. O Vaticano confirmou que o Papa enfrenta uma infecção respiratória “complexa”, exigindo tratamento intensivo.
Apesar da informação divulgada pelo The Sun, o capitão da Guarda Suíça, Christian Kühne, negou qualquer ensaio para o funeral e afirmou que as operações seguem normalmente, sem alterações nos protocolos de segurança. No entanto, fontes do jornal britânico garantem que os preparativos já estão em andamento.
Decisões estratégicas dentro da Igreja
Ainda segundo a publicação, Francisco tem cancelado todos os compromissos e tomado decisões estratégicas antes que sua saúde piore. Entre elas, estaria a prorrogação do mandato do cardeal Giovanni Battista Re, que comandará o Conclave quando a sucessão for necessária.
A situação do Papa Francisco segue sendo acompanhada com grande atenção, e a preocupação sobre o futuro do comando da Igreja Católica aumenta a cada novo desdobramento de seu estado de saúde