19º BPM já conta com apoio do cão Thor para operações policiais

Publicidade

O 19º BPM, Batalhão de Polícia Militar, com sede em Araranguá, já conta com o reforço de um cão, Pastor Belga de Malinois, para auxílio em ocorrências policiais. O Thor tem cinco anos e foi cedido ao Batalhão de Araranguá pelo Canil do 3° BPM, sediado em Mafra.

Os cabos Pimentel e Patrício são os operadores do Canil em Araranguá e, conforme o cabo Pimentel, o serviço será inaugurado oficialmente no próximo mês e funcionará inicialmente com apenas um cão, mas o canil de Araranguá tem espaço para três cachorros policiais. “A gente vai operar inicialmente com um cão, da raça Pastor Belga de Malinois, para faro de entorpecentes, busca e resgate na mata – busca e captura – e também para guarda e proteção da equipe policial em abordagens, rondas e patrulhas”, contou.

Publicidade

Um novo cão filhote já foi adquirido pelo Batalhão e, no dia 23 deste mês, os policiais irão a Xanxerê buscá-lo. O cão é também um Pastor Belga de Malinois e será treinado pelos cabos Pimentel e Patrício, para operar nas funções policiais, como o Thor.

O cabo Patrício explicou como é feito o treinamento do cachorro, para ele trabalhar com os policiais militares “O adestramento do cão é iniciado desde a barriga da mãe. Quando filhote, a gente analisa qual o melhor emprego que ele poderá ter e iniciamos o trabalho para a atividade que ele vai exercer. O Thor, que é este cão que está conosco, já foi adestrado em Mafra e já participou de algumas operações na região, já encontrou drogas aqui em Araranguá. Antes mesmo da efetivação do canil ela já tem dado este apoio para nós”, disse.

Antes da chegada do Thor, a região de Araranguá, quando precisava do serviço dos cachorros policiais, era atendida pelo Canil de Criciúma, que tem um plantel atualmente de 12 cães. “O deslocamento acabava prejudicando a gente para ocorrências, a gente sabe que na atividade de emergência o tempo é essencial, então surgiu à necessidade de implantarmos um Canil aqui em Araranguá, para atender toda a região da Amesc”, revelou o cabo Patrício.

Caso haja necessidade, o Canil de Criciúma continuará prestando apoio à região da Amesc, mas agora, a região já tem seu cão policial. Os cabos Pimentel e Patrício contaram que a ideia de implantar o Canil em Araranguá, foi do tenente coronel Ronaldo da Cruz, que se despede do comando do 19º BPM na sexta-feira, dia 13, quando o tenente coronel Marcelo Zanette assumirá o comando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui