O título do texto faz alusão a ao pronunciamento da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, em cadeia de rádio e TV na noite de terça-feira, 6 de fevereiro. Na sua fala, a ministra pediu a população para reforçar cuidados contra focos de dengue e receber os agentes de combate a endemias em suas casas. “Receba-os, ajude na localização e na erradicação de possíveis focos do mosquito na sua casa e na sua vizinhança”, disse a ministra. Segundo estudos do Ministério da Saúde, 75% dos focos do mosquito Aedes aegypti encontram-se dentro da casa dos brasileiros. O país enfrenta uma escalada da doença, com mais de 365 mil casos registrados até agora. Em Santa Catarina já foram registradas 4 mortes causadas pela dengue.
GAIVOTA
Em Balneário Gaivota, foram detectados pelos agentes 52 focos positivos do mosquito transmissor. Todos os focos vêm sendo monitorados pela Agente de Endemias do Município, Vera Macedo, que destaca que a população gaivotense é receptiva e que os agentes são bem recebidos. Em Balneário Gaivota existem 39 armadilhas, 12 Pontos Estratégicos. Foram registrados 52 focos positivos até a momento do mosquito Aedes aegypti e nenhum caso de dengue até agora
PRINCIPAIS CUIDADOS
– Tampar caixas d’água;
– Descartar o lixo corretamente;
– Manter as vasilhas de água dos animais sempre limpas;
– Guardar garrafas e pneus em locais cobertos;
– Retirar água acumulada dos vasos e plantas.
BLITZ
Na sexta-feira, 09 de fevereiro, será feita uma Blitze de Carnaval em prevenção ao DST/AIDS e contra o mosquito da dengue, em frente ao Destacamento da Polícia Militar na rodovia José Tiscoski.